BOMBA!

Pode ir se despedindo: Nova lei é aprovada e proíbe você de usar esse dispositivo na rua para sempre

02/06/2024 às 17h40

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
Nova lei proíbe o uso de dispositivo eletrônico na rua (Foto: Internet)

Atenção! Você pode ter problemas caso ande com esse dispositivo na rua a partir de agora

Nos últimos anos, os cigarros eletrônicos se tornaram uma verdadeira febre em todo o Brasil. No entanto, questões sobre sua segurança e regulamentação continuam a dividir opiniões.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Agora, uma nova resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiciona novas restrições ao uso desses dispositivos, afetando diretamente os usuários e o mercado.

Desde 2009 o tema vem sendo discutido pelo órgão regulador, quando aconteceu a primeira proibição dos dispositivos no país. Desde então, algumas revisões aconteceram, sendo a última em abril.

Cigarro eletrônico toma severa proibição da Anvisa (Foto Reprodução/Internet)
Cigarro eletrônico toma severa proibição da Anvisa (Foto Reprodução/Internet)

Em resumo, em abril desse ano, a Anvisa manteve a proibição dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos, informou o portal gov.br.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A decisão foi baseada em um processo regulatório que revisou a regulamentação desses produtos à luz das informações científicas mais recentes.

Veja também

A nova regulamentação proíbe a fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de todos os dispositivos eletrônicos para fumar.

Anvisa
Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil desde 2009 (Foto: Divulgação)

Isso significa que qualquer modalidade de importação, mesmo para uso próprio e na bagagem de mão de viajantes, está proibida.

Embora a proibição não se estenda ao uso individual dos cigarros eletrônicos, os usuários devem estar cientes das restrições já existentes.

Desde 1996, o uso de qualquer dispositivo fumígeno é proibido em ambientes coletivos fechados, conforme previsto na Lei 9.294/1996.

Anvisa
Segundo especialistas, os cigarros eletrônicos podem causar sérios riscos à saúde, incluindo câncer (Foto: Divulgação)

Essa decisão também abrange os cigarros eletrônicos, embora, na prática, não seja incomum ver o uso desses dispositivos em festas e ambientes fechados.

A nova resolução da Anvisa também estabelece a necessidade de revisões sistemáticas da literatura científica sobre o tema.

Essas revisões devem ser independentes e livres de conflitos de interesse, com a Anvisa publicando editais para a apresentação de estudos científicos.

A atualização regulamentar visa proteger a saúde pública, uma vez que ainda há muitas incertezas sobre os impactos a longo prazo dos cigarros eletrônicos.

Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil (Reprodução: Internet)
Cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil (Reprodução: Internet)

Para aqueles que fazem uso desses dispositivos, é essencial acompanhar as atualizações e estar ciente das restrições para evitar problemas legais.

Com a proibição abrangente e as medidas rigorosas de controle, a Anvisa reforça seu compromisso com a saúde pública, ressaltando a importância de uma regulamentação baseada em evidências científicas robustas.

Os usuários de cigarros eletrônicos precisam se adaptar a esse novo cenário e buscar alternativas dentro das normas vigentes.

Qual a penalidade para quem usa cigarro eletrônico nas ruas?

A penalidade para quem agir em desacordo com as normas estabelecidas com a Anvisa seguirá os passos de uma infração sanitária, com advertência, interdição, multa e recolhimento do dispositivo eletrônico.

🚨 Didi na Globo + Ana Maria explode em indireta contra Global + Funcionária de Davi DETONA ele e irmã 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.