Feriados: confira tudo sobre os próximos descansos

Feriados: confira tudo sobre os próximos descansos

Aprovado pela câmara: Novo feriado em todo o Brasil é anunciado e folga PROLONGADA chega aos trabalhadores

Novo feriado nacional acaba de ser aprovado pela câmara dos deputados (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)
Novo feriado nacional acaba de ser aprovado pela câmara dos deputados (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Novo feriado prolongado passa a ser anunciado em todo o Brasil após aprovação feita pela câmara e trabalhadores comemoram

E um novo e aguardado feriado nacional acaba de ser aprovado pela Câmara dos Deputados nesta última quarta feira (29). Nem precisa dizer que essa notícia de folga, que na maioria das vezes é prolongada, chegou como presente a milhares de trabalhadores.

Estamos falando do “Dia da Consciência Negra”, anteriormente celebrado em cerca de 1.200 cidades brasileiras e no dia 20 de novembro.

Conforme divulgado pelo próprio portal da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3268/21, que determina que o feriado seja válido em todo o Brasil já foi aprovado pelo Senado e segue agora para a sanção presidencial. Enquanto a confirmação não sai, vale a pena ir programando os próximos feriados que já estão com data certa!

Câmara dos Deputados aprovam o dia da Consciência Negra como feriado nacional (Foto Reprodução/Câmara dos Deputados)
Câmara dos Deputados aprovam o dia da Consciência Negra como feriado nacional (Foto Reprodução/Câmara dos Deputados)

Mudança de nome

É válido dizer que a data passou apenas por uma leve mudança, ao invés de Dia da Consciência Negra apenas, a data passará a se chamar de Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, que é um grande símbolo da resistência negra.

A celebração do dia da Consciência Negra agora também será o Dia do Zumbi, em homenagem a Zumbi dos Palmares, o maior símbolo da resistência negra (Foto Reprodução/Internet)
A celebração do Dia da Consciência Negra agora também será o Dia do Zumbi, em homenagem a Zumbi dos Palmares, o maior símbolo da resistência negra (Foto Reprodução/Internet)

A relatora da proposta, a deputada Reginete Bispo (PT-RS) afirmou que a bancada negra escolheu o feriado para iniciar seus esforços de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial pela criação de um feriado:

Veja também

“Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o País considera mais relevante em sua história”

Na votação, ela também fez deferência ao senador Paulo Paim, relator da proposta no Senado, e à deputada Benedita da Silva.

Reginete Bispo, deputada federal (Foto Reprodução/Internet)
Reginete Bispo, deputada federal (Foto Reprodução/Internet)

Houve divergências?

Ainda de acordo com o portal, o texto acabou causando opiniões contrárias no Plenário.

Enquanto a deputada Carol Dartora evidenciou a celebração como uma grande vitória à bancada Negra e Chico Alencar afirmou que a data é fundamental para “celebrar a negritude” da população brasileira, o deputado Otoni de Paula criticou a medida:

“Não vai ser impondo mais um feriado que nós negros seremos menos ou mais respeitados nesse País”

Deputada Carol Dartora (Foto Reprodução/Internet)
Deputada Carol Dartora (Foto Reprodução/Internet)

Ele ainda bateu na tecla de que o novo feriado é um “erro” e terá impactos negativos na economia do País. O argumento econômico também foi utilizado pelo deputado Professor Paulo Fernando para criticar a medida:

“No mês de novembro já temos muitos feriados, isso teria de ser decisão das câmaras municipais”

Mas apesar das críticas, o feriado já pode ser considerado o novo feriado nacional do calendário oficial e que, como mencionamos, só aguarda a sanção presidencial.

🚨 Rodriguinho arma plano contra Davi no BBB24 + Estrela do SBT na Globo + Record arranca programa do ar após 05 anos

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Lennita Lee

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.