ATENÇÃO!

Próximos feriados de 2023 e início de 2024: fique por dentro!


Saiba quando serão os próximos feriados (Foto: Reprodução)

É muito importante saber quando cairão os próximos feriados para acertar possíveis viagens e aproveitar apropriadamente dias de descanso. Trabalhadores devem ficar atentos a essas datas, já que algumas vezes esses feriados podem ser regionais ou pontos facultativos. Saiba a seguir quais serão os feriados a partir de setembro de 2023, até o fim de 2024!

Quais são os próximos feriados de 2023?

O ano de 2023 foi recheado de feriados prolongados e os próximos meses deverão contar com mais dias de descanso. Algumas datas, porém, são pontos facultativos e não devem contemplar todos os trabalhadores com carteira registrada. De qualquer forma, é possível escolher alguma data para descansar ou planejar uma viagem de alguns dias.

7 de setembro: Independência do Brasil

O próximo feriado nacional é o dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro. A data celebra o dia em que o então imperador Dom Pedro I tirou o poder de Portugal sobre as terras brasileiras. O data cairá em uma quinta-feira.

Museu do Ipiranga, em São Paulo, costuma receber centenas de visitantes durante o feriado da Independência do Brasil (Foto: Reprodução/YouTube)
Museu do Ipiranga, em São Paulo, costuma receber centenas de visitantes durante o feriado da Independência do Brasil (Foto: Reprodução/YouTube)

12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida

Feriado religioso que celebra a santa mais adorada do país, conhecida também como padroeira do Brasil. A data cairá em uma quinta-feira e também será prolongado. No mesmo dia é celebrado o Dia das Crianças, com trocas de presentes e grandes movimentações no comércio.

2 de novembro: Finados

O feriado de Finados é nacional e serve para homenagear aqueles que já foram. A data cairá em uma quinta-feira, assim como os outros feriados desde setembro.

Veja também

15 de novembro: Proclamação da República

Segundo feriado de novembro, a data da Proclamação da República celebra o dia em Marechal Deodoro da Fonseca derrubou a monarquia de Dom Pedro II e se tornou o primeiro presidente da democracia brasileira. A data cairá em uma quarta-feira.

20 de novembro: Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra não é um feriado nacional, portanto, é regional. Cerca de mil municípios brasileiros consideram a data histórica como um feriado, como a cidade de São Paulo, por exemplo. A data cairá em uma quarta-feira.

25 de dezembro: Natal

O Natal deste ano cairá em uma segunda-feira. A data religiosa, que celebra o nascimento de Jesus Cristo, é um feriado nacional, mas sua data anterior, dia 24 de dezembro, é um ponto facultativo para os brasileiros.

Quais são os próximos feriados do início de 2024?

1 de janeiro: Ano Novo

O primeiro feriado oficial de 2024 é o Ano Novo, que cairá em uma segunda-feira. A data é especial pois pode reunir amigos, familiares e dá a chance de cada um renovar seus planos para os próximos doze meses. Por sorte, o dia 31 cairá em um domingo, facilitando a vida de quem não teria a data para descansar. A véspera, no entanto, é um ponto facultativo, assim como o Natal.

Saiba quando será o próximo feriado de Carnaval (Foto: Thiago Duran/AgNews)
Saiba quando será o próximo feriado de Carnaval (Foto: Thiago Duran/AgNews)

10 a 13 de fevereiro: Carnaval

O Carnaval do ano que vem começará no início de fevereiro, no dia 10, um sábado. Dia 11 é um domingo, dia 12, uma segunda-feira e dia 13, uma terça-feira.

A folia é certamente uma das datas mais esperadas por milhões de brasileiros, que muitas vezes ganham a chance de folgar na segunda e na terça, voltando a trabalhar apenas durante a tarde da Quarta-Feira de Cinzas.

14 de fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas

A Quarta-Feira de Cinzas acontecerá no dia 14 de fevereiro de 2024. A data não é um feriado nacional, mas muitas empresas optam por voltarem aos negócios após as 14h. O dia serve para colocar um fim nas festividades do Carnaval.

29 de março: Paixão de Cristo

A Sexta-Feira da Paixão será no dia 29 de março de 2024. A data é um dos feriados religiosos e marca a crucificação de Jesus Cristo. O dia costuma reunir familiares que se alimentam, principalmente, de bacalhau e outras comidas que não tenham carne vermelha ou de porco.

31 de março: Páscoa

A Páscoa, que cairá no dia 31 de março, é mais um feriado religioso. A data representa a ressurreição de Jesus Cristo após a crucificação. É o dia em que, geralmente, se comem os ovos de Páscoa.

21 de abril: Tiradentes

21 de abril cairá em um domingo. A data é um feriado nacional e homenagem Joaquim José da Silva Xavier, mártir que morreu enforcado em praça pública e esquartejado durante o movimento da Inconfidência Mineira, contra a coroa portuguesa.

1 de maio: Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho também é um feriado e no ano que vem cairá justamente em uma quarta-feira. A data, como já diz o nome, homenageia todos os trabalhadores brasileiros.

30 de maio: Corpus Christi

Outro feriado religioso é Corpus Christi, que marca o sacramento da eucaristia em todo o Brasil. O feriado cairá em uma quinta-feira e é o último feriado antes de uma pausa de três meses sem próximos feriados nacionais no país.

Saiba tudo sobre o mundo da televisão, dos famosos, assuntos gerais e atualidades no portal oficial do TV Foco.

Conclusão

O ano de 2023 contou com muito mais feriados prolongados do que 2024 contará. No próximos ano, serão apenas cinco feriados prolongados, que poderão ajudar muito famílias e amigos que planejam viagens que durem um pouco mais de apenas um fim de semana.

Vale ressaltar que a Semana Santa e Corpus Christi sempre são feriados nacionais. Outra possibilidade em 2024 será emendar o Ano-Novo, que cairá de domingo para segunda-feira. Em 2023, muitos trabalhadores não sentiram muito bem o Réveillon pelo fato de ter caído dentro do fim de semana.

Ao longo de 2024 ainda terão os feriados da Independência do Brasil (7 de setembro), de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro), o Dia da Consciência Negra (regional em 20 de novembro), o Natal (25 de dezembro) e Ano-Novo de 2025 (1 de janeiro, uma quarta-feira).

Para quem não sabe, 2024 será um ano bissexto, ou seja, terá 366 dias. Isso significa que o mês de fevereiro terá 29 dias, ao contrário dos tradicionais 28 dias.

Corrida de São Silvestre acontece sempre no dia 31 de dezembro (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Corrida de São Silvestre, em São Paulo, acontece sempre no dia 31 de dezembro, durante a véspera do Réveillon (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

🚨 Para derrubar Juliette? Bacci dá notícia absurda de Davi + TV expõe dossiê chocante contra Mani    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]