O anúncio oficial do Nubank sobre contas encerradas de forma automática e a fúria dos clientes
Em dezembro de 2023, o Nubank, um dos principais bancos digitais do país, mais conhecido como o roxinho, acabou recebendo uma enxurrada de reclamações de clientes enfurecidos após anúncio oficial sobre encerramento automático de conta.
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Isso porque, alguns desses clientes tiveram suas contas bloqueadas, mantendo os valores contendo nas mesmas de forma indisponível a todos os correntistas que passaram por essa situação.
De acordo com o portal Extra, um dos usuários, contou que é cliente do banco digital desde 2017 e que recebeu um comunicado indicando que sua conta seria cancelada.
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Além disso, a mensagem informavam que seu dinheiro seria bloqueado por dez dias, não podendo haver qualquer movimentação.
Comunicado ao cliente
O comunicado emitido pelo banco foi o seguinte:
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“Aqui no Nubank, estamos comprometidos em garantir a melhor experiência de segurança para que todos nossos clientes possam utilizar nossos produtos com tranquilidade e proteção.
Estamos sempre realizando análises para cumprir regulações obrigatórias, levando em conta o cadastro e a utilização de nossos serviços. Após uma análise mais detalhada, tomamos a seguinte decisão:
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Optamos pelo cancelamento definitivo de todos os seus produtos Nubank. Este processo é irreversível”
Em outra reclamação, um cliente afirmou que o Nubank também optou pelo cancelamento de sua conta, “por medida de segurança”, e que adotou o mesmo procedimento de bloquear o saldo.
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O consumidor, à época, ainda afirmou que a medida causou um grande transtorno porque era a sua principal conta, além de o cartão do Nubank ser seu único cartão de crédito.
Neste caso, o correntista alegou ter ficado impossibilitado de transferir o dinheiro ou fazer Pix, e que o valor só seria liberado após uma semana.
Direito do consumidor
Cátia Vita, advogada especialista em Direito do Consumidor, explicou que o banco pode sim cancelar uma conta-corrente desde que cumpra com as determinações legais, como a notificação prévia.
Segundo ela, a retenção do dinheiro geralmente ocorre em situações específicas, como:
- Suspeita de atividade ilegal
- Fraude
- Lavagem de dinheiro
- Violação dos termos e das condições do contrato.