Escândalo

Barraco e escândalo: O fim conturbado de banco brasileiro que acabou vendido ao Santander por fortuna


Banco Santander (Foto: Reprodução / Internet)

Um gigante banco brasileiro teve escândalo escancarado e foi comprado pelo Banco Santander

O Banco Santander adquiriu um dos maiores bancos brasileiros em uma transação regada a polêmicas e problemas internos.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O Noroeste foi uma instituição bancária originalmente pertencente às famílias Simonsen e Cochrane e que era dirigida por Mário Wallace Simonsen.

A instituição financeira fazia parte de um conglomerado que incluía a Panair (companhia aérea), a Comal (maior exportadora de café do Brasil à época), a extinta TV Excelsior, entre outras empresas.

O Noroeste foi uma das principais instituições financeiras do Brasil, acumulava milhões em seus caixas e contava com uma cartela gigante de clientes.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Por conta de problemas com a ditadura militar aqui no Brasil, ambas as famílias foram obrigadas a entregar o negócio para seu primo Leo Wallace Cochrane, cujo filho Leo Wallace Cochrane Jr passou a dirigir o banco.

Veja também

Apesar de viver um sucesso absoluto, o Noroeste foi vendido em 1998 para o que é hoje em dia o Banco Santander, uma das maiores instituições financeiras privadas do Brasil.  Essa transação custou 480 milhões de dólares entre 1997 e 1998.

QUAL FOI O ESCÂNDALO DO BANCO NOROESTE?

Durante a venda entre as instituições, um dos maiores escândalos envolvendo instituições financeiras no Brasil explodiu na mídia e causou uma completa apreensão a todos os clientes e acionistas.

À época da venda descobriu-se que o executivo Nelson Sakaguchi havia desviado US$ 242 milhões durante três anos a partir de uma agência do Noroeste no Caribe. A quantia torna o maior desfalque a banco da história do Brasil.

A Justiça Federal condenou a seis anos de prisão, com direito a apelar em liberdade, o ex-executivo do Banco Noroeste Nelson Tetsuo Sakaguchi.

Sakaguchi foi condenado por gestão fraudulenta de instituição financeira. Ele era responsável por toda a diretoria internacional do banco, incluindo a agência Grand Cayman.

Entre 1995 e 2001, Sakaguchi teria depositado o equivalente a 4 milhões de dólares na conta de Maria Rodrigues de Oliveira em troca de “serviços espirituais”. Ela morreu no curso do processo.

🚨 Bonner é jogado em navio para fugir de 'linchamento' + Globo castiga Huck + Jojo é detonada      

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia. Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br