Falência!

Fechamento de fábrica e falência decretada: O fim de gigante dos eletrodomésticos, rival da Consul, após anos

10/06/2024 às 10h29

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
O fim de gigante dos eletrodomésticos, rival da Consul, após anos (Reprodução/Montagem/Canva)

Rival da Consul tem falência decretada e se despede do mercado dos eletrodomésticos após 25 anos

Empresa gigante de eletrodomésticos tem fim decretado, falência assinada após anos em ascensão no mercado, e deixa milhões de clientes na mão.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Portanto, estamos falando da Enxuta, uma fabricante de eletrodomésticos com sede em Caixas do Sul, no Rio Grande do Sul, que produzia máquinas de lavar roupa, lavar louça, secadores de roupas e até mesmo aquecedores de ambiente.

Contudo, a empresa fundada em 1981 fez muito sucesso entre os consumidores desde a sua criação, concorrendo com grandes marcas, inclusive a rival Consul.

Segundo informações da Wikipédia, a marca chegou à liderança de vendas no mercado de secadoras entre as décadas de 80 e 90, contabilizando o domínio de 90% deste setor.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Entretanto, em julho de 95, a empresa passou por sua primeira reestruturação administrativa e acionária, sendo vendido para o Ponto S.A, controladora das empresas do Grupo Triches.

Veja também

Desse modo, logo em 2001, foi decretada sua falência s o fechamento de sua unidade fabril, fazendo com que a Eletrocoop, instituição criada pela Enxuta, assumisse o controle da empresa e ficando responsável pelo parque fabril e a marca.

Já em 2003, a Eletrocoop vendeu a unidade fabril, o maquinaria e marca para o dono da Atlas Eletrodomésticos, Cláudio Petrycoski, que relançou as linhas de lava-roupas, lava-louças e secadoras batizadas de Atlas Sul.

No entanto, o relançamento não fez o tamanho sucesso que a Enxuta tinha alcanço em sua melhor fase, já que na época, estava surgindo um desenvolvimento tecnológico muito avançado em outras concorrentes.

Com isso, o empresário Petrycoskj decidiu por fechar a fábrica, na cidade de Caxias do Sul, em 2008.

Vale ressaltar que a marca chegou a retornar no Brasil por um breve momento nos anos de 2010 com aquecedores de ambiente mas não conseguiu se reerguer.

Atualmente, ainda existem produtos à venda com a empresa Enxuta no Uruguai, sendo que naquele país eles são vendidos pela Gelbring.

Quais são as marcas mais vendidas de eletrodomésticos no Brasil?

  1. Electrolux
  2. Brastemp
  3. Samsung
  4. Philco
  5. LG
  6. Consul
  7. Panasonic
  8. Midea
Enxuta ganhou destaque no final dos anos 80 (Reprodução: Enxuta/Divulgação)
Enxuta ganhou destaque no final dos anos 80 (Reprodução: Enxuta/Divulgação)
As secadoras da marca foram de grande sucesso durante 10 anos (Reprodução: Enxuta/Divulgação)
As secadoras da marca foram de grande sucesso durante 10 anos (Reprodução: Enxuta/Divulgação)
Loja de eletrodomésticos (Foto: Reprodução/Internet)
Loja de eletrodomésticos (Foto: Reprodução/Internet)

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.