TRISTE FIM

Falência, fechamento e adeus competições: O fim de time de futebol gigante da série A no Brasil após anos


Falência de time de futebol (Foto: Reprodução / Canva)

Abrir um negócio não é uma tarefa fácil. Porém, chega a ser surreal imaginar que um time de futebol gigante possa decretar falência.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Principalmente pelo fato de atualmente os salários dos jogadores serem milionários. Inclusive, ser jogador de futebol é o sonho de grande parte dos brasileiros durante a infância, exatamente por ser um lugar que oferece dinheiro e status.

SAIBA MAIS! Falência e despedida: O triste fim de time de futebol amado e a notícia que ninguém queria dar

O fato é que um gigante clube brasileiro da série A teve que dar adeus nas competições, fechando as portas após anos.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Para quem não sabe, estamos falando do encerramento do Vilhenense Esportivo Clube. Por meio de nota oficial nas redes sociais, ele comunicou o encerramento das atividades esportivas.

Veja também

De acordo com informações do portal Globo Esporte, a equipe de futebol saiu de cena em outubro do ano passado, após 6 anos de história.

Vale lembrar que a equipe estava cotada para disputar a Série A 2024 do estado de Rondônia.

O escudo do clube chegou a passar por uma reformulação (Reprodução: Internet)
O escudo do time de futebol chegou a passar por uma reformulação (Foto: Reprodução / GE)

QUAL FOI A TRAJETÓRIA DO CLUBE?

O Vilhenense foi fundado em 10 de outubro 2017 pelo empresário Waldir Kurtz. No ano seguinte, disputou o Campeonato Rondoniense e se classificando em 4º lugar.

Mesmo com a curta duração, o time chegou a ser campeão de algumas competições em várias categorias. No ano de 2019, por exemplo, o Vilhenense se tornou campeão da Série A do campeonato estadual de Rondônia.

Engana-se quem pensa que para por aí. Em 2020 o clube conseguiu uma vaga na Série D do Brasileirão e também na Copa do Brasil.

Ainda de acordo com o portal da Globo, a equipe foi eliminada na primeira fase da Copa do Brasil e desistiu de disputar o Campeonato Brasileiro daquele ano.

Já em 2022, eles retornaram com a disputa da segunda divisão do Campeonato Rondoniense, onde também se sagraram campeões. Porém, o destino preparou um triste fim para a equipe.

Vilhenense foi campeão pela primeira vez em 2019 (Reprodução: Internet)
Vilhenense foi campeão pela primeira vez em 2019 e foi a falência no ano passado (Foto: Reprodução / GE)

QUAL FOI O COMUNICADO DO TIME DE FUTEBOL?

Em outubro de 2023, a diretoria do time de futebol emitiu um comunicado oficial, onde confirmou o encerramento de suas atividades. O clube decretou a falência por conta da falta de investimentos.

“O Vilhenense Esportivo Clube, através de sua diretoria, vem por meio desta publicação informar a toda imprensa, todos os torcedores e admiradores, o encerramento das suas atividades”, iniciou a nota.

“Buscando fazer o melhor pela sociedade Vilhenense, e buscando ser um diferencial no futebol do estado, com muito trabalho de todas as partes, presidência, diretoria, comissões técnicas, atletas, torcedores e demais que tiveram uma contribuição para o bom andamento do clube ao longo desse tempo, sentimos que chegou o momento de encerrar”, disseram na época.

“A falta de apoio público e privado em todos os âmbitos, aliado ao fardo é cansaço, conduzido pelo presidente Waldir Kurtz durante todo esse período, nos levam a tomar essa difícil decisão. Esse é mais um ciclo que se encerra, e com ele a sensação de dever cumprido, de que todos nós fizemos o melhor, e para tanto uma palavra nos consola diante dessa decisão! Gratidão a todos que nos ajudaram a construir essa história chamada Vilhenense Esportivo Clube”, concluiu o time de futebol da série A.

O clube fechou as portas e não disputa mais campeonatos (Reprodução: Internet)
O clube fechou as portas e não disputa mais campeonatos (Foto: Reprodução / GE)

HÁ QUANTOS TIMES NO BRASIL?

Em 2022, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) registrou 1.276 clubes de futebol, 850 deles profissionais e 426 amadores.

Conforme informações do site oficial da entidade, o número vem subindo a cada ano.

🚨 Irmã expõe faturamento de Davi + Fiuk assume relação gay + Silvio Santos divide herança e valores chocam         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br