EITA

Crise, abandono e adeus: O triste fim e extinção de Shopping gigante de São Paulo conhecido e amado por todos

17/05/2024 às 14h24

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
O triste fim de Shopping gigante de São Paulo conhecido por todos (Foto: Reprodução/ Freepik)

Um shopping muito amado em São Paulo chegou ao fim e cidadãos ficaram muito tristes

Tomar conta de um empreendimento não é nada fácil, isso porque vários fatores podem levar um negócio a cair. Hoje, por exemplo, vamos falar de um shopping gigantesco em São Paulo, amado pelos paulistanos, que passou por uma grande crise e acabou dando adeus. A seguir, confira mais detalhes.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Vale dizer que, a cidade de São Paulo contém alguns dos maiores complexos comerciais do país e se destaca nesse segmento. Há mais de 10 anos, um complexo comercial em questão chamava a atenção, principalmente pelo seu tamanho com direito à seis pavilhões térreos, além de lojas e áreas de suporte e serviços adicionais em seu terreno.

O Shopping em questão é o famoso São Paulo Mart Center, ou simplesmente Mart Center, como era conhecido pelos paulistanos. O local foi inaugurado ainda em 1988 e começou rapidamente a ser consumido por clientes do varejo e até atacado, empresários de todo o país compravam no complexo para revender.

São Paulo Mart Center fechou em 2011 (Reprodução: Internet)
São Paulo Mart Center (Foto: Reprodução /Internet)

Cerca de 300 lojas faziam parte do shopping e nos anos 2000, passou a sediar também alguns eventos e feiras, atraindo ainda mais a atenção do público. Na mesma época, os proprietários do empreendimento iniciaram as obras de um prédio em um terreno ao lado que sediaria o Hotel Mart Center.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


O novo empreendimento serviria aos turistas que viriam ao shopping para fazer compras, muitos deles de outras cidades e estados. Na segunda metade do da década de 2000 o shopping começou a enfrentar uma crise e foi cada vez menos frequentado. As obras do hotel foram suspensas e o local segue abandonado até hoje.

Veja também

Obras do hotel seguem paralisadas até hoje (Reprodução: Internet)
Obras do hotel seguem paralisadas até hoje (Reprodução: Internet)

Após algumas tentativas de reerguer o complexo, em 2011 o Mart Center fechou todas as suas lojas e deu adeus. Em maio de 2021, uma casa noturna foi inaugurada em um dos galpões do antigo complexo, no entanto, o restante do complexo segue parado e com sinais de abandono. Atualmente a área externa do antigo shopping, têm servido de estacionamento privado e sem chances de reativação.

Qual o maior shopping do mundo?

Segundo o portal ‘Correio Braziliense’, o Dubai Mall é o maior centro comercial dentre os maiores shoppings do mundo. Para sua construção foram utilizadas mais de 250 mil toneladas de materiais de construção, incluindo 100 mil toneladas de aço e 1,5 milhão de metros cúbicos de concreto.

Dubai Mall (Foto: Reprodução/ TripAdvisor)
Dubai Mall (Foto: Reprodução/ TripAdvisor)

🚨 Mani faz a fila andar? Globo toma estrela do SBT antes de Eliana + Marrone internado  

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.