ATENÇÃO!

 Baratas, sujeira e risco de intoxicação: Ordem da ANVISA lacra 4 restaurantes populares às pressas

19/05/2024 às 14h33

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Anvisa - restaurantes lacrados (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Em uma ação inédita, Anvisa lacra 4 restaurantes por apresentarem grandes riscos aos seus clientes

A recente ordem de interdição da ANVISA a quatro restaurantes populares trouxe à tona graves questões de higiene e segurança alimentar.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A presença de baratas, a falta de limpeza adequada e os riscos de intoxicação foram os principais fatores que motivaram a decisão urgente das autoridades.

Antes de tudo, vale lembrar que a Vigilância Sanitária cumpre as regras determinadas pela ANVISA para o funcionamento de todos os restaurantes do Brasil.

Anvisa fiscaliza todos os estabelecimentos do Brasil (Reprodução: Internet)
Anvisa fiscaliza todos os estabelecimentos do Brasil (Reprodução: Internet)

Acontece que no dia 07 de dezembro de 2023, em uma ação fiscal conjunta, a Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (Decc) e a Vigilância Sanitária da Prefeitura do Rio de Janeiro lacraram o restaurante Parmê do Norte Shopping, localizado no Cachambi, zona norte da cidade. 

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A operação, realizada flagrou o estabelecimento armazenando alimentos vencidos e sem refrigeração adequada, colocando em risco a saúde dos consumidores.

Veja também

De acordo com a CNN Brasil, durante a fiscalização, os agentes encontraram mais de 100 kg de alimentos impróprios para consumo, incluindo frios,molhos, carnes, linguiça e camarão. 

Os produtos estavam armazenados em condições precárias, sem refrigeração adequada e em desacordo com as normas sanitárias. 

Restaurante foi fechado por armazenar comida imprópria para o consumo (Foto: Vigilância Sanitária )
Restaurante foi fechado por armazenar comida imprópria para o consumo (Foto: Vigilância Sanitária )

Prisão

Além disso, a equipe da Vigilância Sanitária constatou falhas nas condições de higiene do local, com acúmulo de água suja, pisos sujos, presença de baratas e equipamentos engordurados.

Diante das irregularidades encontradas, o gerente do restaurante foi preso em flagrante por crime contra as relações de consumo. A pena para esse tipo de crime varia de 2 a 5 anos de prisão. 

Ainda segundo a CNN, o estabelecimento permaneceria lacrado até que as normas sanitárias sejam regularizadas. Ao pesquisar o estabelecimento no Google, é possível ver que eles cumpriram as normas pedidas, visto que está funcionando normalmente atualmente.

Interditados

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa interditou três restaurantes na capital paraibana no último final de semana (24 a 26 de fevereiro de 2024).

Os estabelecimentos, localizados nos bairros de Manaíra, Cabo Branco e Bancários, foram flagrados descumprindo normas básicas de higiene e organização, colocando em risco a saúde dos consumidores.

Fiscalização da Vigilância Sanitária de João Pessoa interdita restaurantes ( Foto- Vigilância Sanitária (Anvisa) de João Pessoa:Divulgação)
Fiscalização da Vigilância Sanitária de João Pessoa interdita restaurantes ( Foto- Vigilância Sanitária (Anvisa) de João Pessoa:Divulgação)

Segundo o G1, as fiscalizações ocorreram entre os dias 20 e 27 de fevereiro desse ano, após denúncias de clientes que teriam sofrido intoxicação alimentar após consumir refeições nos locais. As equipes da Vigilância Sanitária confirmaram as irregularidades e interditaram os restaurantes.

Os restaurantes permanecerão interditados até que as medidas corretivas sejam tomadas e uma nova vistoria seja realizada pela Vigilância Sanitária.

A gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa, ressaltou a importância da população denunciar irregularidades em estabelecimentos comerciais: “A Vigilância Sanitária trabalha para garantir a saúde pública, mas contamos com a colaboração da população para denunciar qualquer situação suspeita. A denúncia pode ser feita através do telefone ou do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.”

Para que serve a Anvisa?

A ANVISA é uma autarquia vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, com a função principal de promover a proteção da saúde da população.

Sua atuação é abrangente, englobando a regulamentação, controle e fiscalização de produtos e serviços que afetam a saúde pública. Isso inclui medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos de higiene, saneantes, produtos para saúde, sangue e hemoderivados, além de serviços de saúde e estabelecimentos que os oferecem.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.