EITA

Os 190 bancos que têm perigo de falência similar as duas instituições que acabaram de encerrar as atividades

21/05/2024 às 14h33

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
A falência de dois 2 bancos gigantes e desespero de outro 190 (Foto: Reprodução/ Internet)

190 bancos correm o risco de fechar as portas e clientes ficam preocupados

Não precisa ser um especialista no assunto para chegar a conclusão que praticamente todo mundo depende dos serviços ofertados pelos bancos. Nessa matéria, no entanto, daremos um alerta importante para algumas instituições financeiras que correm o risco de declarar falência.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Isso porque segundo um estudo realizado em 2023 pelas faculdades de Columbia, Stanford, Kellogg School e Chicago Booth, cerca de 190 bancos norte-americanos podem correr o mesmo risco de falência, assim como Silicon Valley Bank (SVB) e o First Republic Bank. A quebra desses bancos foi um alerta para a crise do setor bancário dos Estados Unidos.

A falência de dois 2 bancos gigantes e desespero de outro 190 (Foto: Reprodução/ Internet)
A falência de dois 2 bancos gigantes e desespero de outro 190 (Foto: Reprodução/ Internet)

Segundo o portal E Investidor, o estudo afirmou que, como resultado do aumento das taxas de juros praticada pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) o valor de mercado dos ativos de um banco médio no país se tornou cerca de 9% menor do que seu valor no papel. O sistema bancário dos EUA acumulou US$ 2,2 trilhões em perdas não realizadas em 2022.

Silicon Valley Bank (Reprodução/Internet)
Silicon Valley Bank (Reprodução/Internet)

Aliás, a pesquisa analisou mais de 4.800 bancos norte-americanos para avaliar sua exposição aos riscos que causaram a falência do SVB e do First Republic Bank. Estudo publicado na Social Science Research Network chegou a conclusões similares a este das universidades dos EUA.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


First Republic Bank se tornou uma das maiores falências do Estados Unidos (Reprodução: Internet)
First Republic Bank se tornou uma das maiores falências do Estados Unidos (Reprodução: Internet)

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.

Veja também

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.