Os três canais, segundo informações de Daniel Castro, armaram um plano que inclui ameaças a interesses bilionários, publicidade e mobilização de telespectadores e de parlamentares.
A primeira etapa do estratagema começará no próximo dia 29, quando o sinal analógico da Grande São Paulo será desligado. Com isso, eles poderão cobrar das operadoras pelo sinal digital que fornecerem.
Como se sabe, as emissoras criariam a Simba, joint venture para facilitar as negociações com a TV Fechada. Na semana passada, a Simba contratou Marco Gonçalves, banqueiro e ex-sócio do BTG Pactual, para atuar como negociador com as operadoras. Trata-se de um profissional experiente na fusão e aquisição de empresas, temido no mercado financeiro. Ele é temido como aquele que ninguém quer ter do outro lado.
O cálculo feito pelos canais da Simba é que, como as três correspondem a 20% de toda a audiência da TV por assinatura, os seus sinais valem aproximadamente R$ 15,00 mensais por assinante. Considerando o fato de haverem 19 milhões de assinantes no país, isso são quase R$ 3,5 bilhões brutos por ano.
Um dos maiores trunfos das redes é a PLC 79. O projeto de lei complementar altera a a Lei Geral de Telecomunicações, com profundas mudanças no setor, o que beneficiaria principalmente as operadoras. O projeto, que está tramitando no senado, promoverá anistia de multas e transferência de infraestrutura, e beneficia as teles com R$ 100 bilhões, praticamente o faturamento de um ano do setor.
Mas como isso é positivo para Simba? É que as operadoras estão sendo “sugestionadas” a aceitar o pagamento pelos sinais, pois as redes estão prontas para bombardearem seus noticiários com essa informação potencialmente escandalosa contra as operadoras.
A inspiração de toda essa movimentação das redes abertas foi a disputa da Fox contra a Sky. No fim de janeiro, a Fox cortou os sinais de seus canais da operadora. Os assinantes não gostaram nada e se revoltaram com a Sky, e a Fox acabou conseguindo um bom aumento.
As emissoras utilizarão as redes sociais e os intervalos comerciais para sensibilizar seus telespectadores de que o que reivindicam é legal e justo e ressaltarão o fato de que a Globo já cobra por seu sinal. Outra inspiração é a Netflix, que chegou de mansinho com sua pequena mensalidade e hoje só no Brasil já fatura mais que o SBT.
Além disso, a bancada evangélica, a mando da Record, já está avisada sobre uma possível necessidade de usar sua influência contra o interesse da PLC. Vamos aguardar os próximos capítulos desta guerra.
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.