A Dona do Pedaço Entrevistas Globo

Potência feminina, avó e podres de famosos inspiraram Walcyr Carrasco para escrever A Dona do Pedaço

Walcyr Carrasco (Foto: Globo/Estevam Avellar)
Walcyr Carrasco é o autor da novela A Dona do Pedaço. (Foto: Globo/Estevam Avellar)
Walcyr Carrasco volta ao horário nobre com A Dona do Pedaço como uma das estrelas da Globo para elevar a audiência da emissora que decaiu com O Sétimo Guardião

Walcyr Carrasco iniciou a carreira profissional como jornalista e trabalhou nas redações de grandes jornais e revistas. Aos 28 anos, publicou seu primeiro livro, ‘Quando Meu Irmãozinho Nasceu’. Depois, escreveu ‘Vida de Droga’, ‘Em Busca de Um Sonho’, ‘Anjo de Quatro Patas’ e ‘Juntos para Sempre’. São mais de 60 títulos escritos. Como dramaturgo, assinou peças de sucesso como ‘Batom’ (1995) e ‘Êxtase’ (1997), pela qual recebeu o prêmio Shell de melhor autor.

+ Após grande sucessos na Globo, Amora Mautner retorna com a poderosa A Dona do Pedaço que promete ser novo fenômeno

Em 2008, Walcyr ingressou na Academia Paulista de Letras e, em 2010, ganhou o prêmio da União Brasileira dos Escritores pela tradução e adaptação de ‘A Megera Domada’, de Shakespeare. Para a TV, começou a escrever no final da década de 1980. A primeira novela na Globo foi ‘O Cravo e a Rosa’ (2000), dirigida por Walter Avancini, com quem repetiu a parceria em ‘A Padroeira’ (2001). As novelas ‘Chocolate com Pimenta’ (2003), ‘Alma Gêmea’ (2005), e ‘Êta Mundo Bom!’ (2016), dirigidas por Jorge Fernando, consagraram o autor no horário das seis. A estreia na faixa das sete foi com a comédia romântica ‘Sete Pecados’ (2007).

Depois, escreveu ‘Caras & Bocas’ (2009) e ‘Morde e Assopra’ (2011). A primeira novela das nove foi ‘Amor à Vida’ (2013), grande sucesso de crítica e público. Para a faixa das onze, Walcyr escreveu ‘Gabriela’ (2012) e ‘Verdades Secretas’ (2015), que conquistou o Emmy Internacional, além do Troféu APCA e do Prêmio Extra de Televisão como Melhor Novela. Voltou ao horário das nove com ‘O Outro Lado do Paraíso’ (2018). Além disso, recebeu o Prêmio Jabuti, em 2017, pela tradução e adaptação de Romeu e Julieta. Tá bom para você, meu bem?

+ Órfãos da Terra: Jamil arma tática para desmascará Dalila e se dá mal

ENTREVISTA COM O AUTOR DE A DONA DO PEDAÇO

A volta por cima de Maria da Paz, com sua força e coragem, é o ponto central da novela. Que mensagem você pretende passar para o público?

Walcyr Carrasco: “A novela traz uma mensagem de superação, coragem, esperança, amor e muita emoção. Maria da Paz é a mulher que tem garra, fibra, começa a vender pedaços de bolo na rua e constrói uma fábrica e uma rede de confeitarias. Também é frágil afetivamente e apaixonada. A trajetória dela reflete a vida de muitas mulheres brasileiras. Eu quero fazer uma novela com uma mensagem positiva que faça bem ao público, que seja um momento positivo no dia dele e que dê forças para a batalha diária.”

Para a personagem Maria da Paz, você se inspirou em alguém? E tem alguma história da infância envolvendo bolos, doces?

Walcyr Carrasco: “Minha avó paterna, Rosa, era uma grande cozinheira, fazia doces maravilhosos. Então cresci com esse amor por ela e seus doces. Adoro fazer bolos, ver a massa sendo batida, adoro comer os bolos! Cozinhar é muito dentro do meu universo. E eu tenho um apreço especial pela culinária. Mas também lido com a ideia de que as pessoas podem subir na vida utilizando aquilo que já sabem, um dom, e a vontade de lutar e trabalhar. Novamente, é a mensagem de esperança, da certeza de que todos podem encontrar seu lugar no mundo.”

A novela conta a trajetória de Maria da Paz e apresenta outras personagens femininas fortes. Você costuma trazer para suas obras essas figuras. Pode falar um pouco sobre isso?

Walcyr Carrasco: “Todas as minhas tramas, ou a maioria delas, destacam a força do feminino. Em ‘A Dona do Pedaço’, elas são mulheres vigorosas, que se impõem dentro de um universo violento, onde a morte integra a rotina delas. Por exemplo, Dulce, sendo interpretada de maneira incrível por Fernanda Montenegro, fica entre o amor extremo pela família e uma matriarca que comanda um clã de justiceiros, com um pulso inigualável. Eu sei que esse personagem vai surpreender, e estou muito satisfeito que a Fernanda tenha aceitado esse papel”

+ Pastor, briga na justiça e salário gordo; personalidades da Globo, SBT e Record roubam a atenção do público e desbancam estrelas

Em ‘A Dona do Pedaço’, através das personagens Virgínia, Josiane e a stalker Kim, o universo da moda e das digital influencers está em destaque. Qual a sua relação com este universo? Se inspirou em alguma digital influencer para construir as personagens?

Walcyr Carrasco: “Eu acho apaixonante esse mundo dos influenciadores digitais e da internet em geral. Como sou muito conectado, fui verificar como as coisas acontecem, como funcionam… Foi um trabalho de reportagem, praticamente. Vou mostrar Jô (Agatha Moreira) comprando seguidores. Isso acontece muito! Descobri outras coisas também, mas só no decorrer da novela”, finalizou o autor da Globo. Diversos perfis de famosos já foram pegos nessa trapaça, mesmo fora do Brasil, vale lembrar que a próxima novela irá ao ar no próximo dia 20 de Maio. Já estamos ansiosos!!!

Autor da Globo Walcyr Carrasco e sua protagonista Juliana Paes de A Dona do Pedaço
Autor da Globo Walcyr Carrasco e sua protagonista Juliana Paes de A Dona do Pedaço (Foto: Reprodução/GShow)

Confira agora a chamada de A Dona do Pedaço publicada pela Globo em seu canal no Youtube:

Gosta das notícias publicadas por Thais Teles? Siga ela no Instagram: clicando aqui.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;