Especiais

Público da Globo troca emoções de novelas por histórias “verdadeiras” de seus realitys shows

André Marques, Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa, emoções diferentes na Globo (Foto: Montagem/Reprodução

Sabemos que novelas e reality shows são gêneros diferentes e que o público de cada estilo de programa varia também, principalmente pela distribuição feita na grade de programação das emissoras, sobretudo a Globo. Mas o que podemos observar nesses últimos tempos é o interesse do telespectador em geral nos programas de formatos importados, como os shows de talento, competições culinárias e confinamento: Big Brother Brasil, The Voice Kids, A Fazenda e Master Chef são atrações que de uns tempos para cá, chamam mais atenção do que as novelas exibidas em suas respectivas emissoras.

+‘Verão 90’ apresenta capítulo ágil, nostálgico e parecido com seriado da Netflix

Toda a atenção e comoção do público nas informações mais atualizadas no “desastre/tragédia” de Brumadinho, também apontam a necessidade da audiência em assuntos mais “palpáveis”.

No último final de semana, com a cobertura da tragédia, o telespectador pode acompanhar por todas as emissoras, informações do estado de saúde das vítimas, o número de mortos e o trabalho dos bombeiros e equipes de voluntários, além de toda solidariedade da população nacional.

+Fernanda Gentil tem “ataque de ansiedade” ao saber do retorno de Sandy & Junior

Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Simone & Simaria com André Marques e Thalita Rebouças no The Voice Kids (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Simone & Simaria com André Marques e Thalita Rebouças no The Voice Kids
(Foto: Globo/João Miguel Júnior)

A realidade, diferente de outras épocas, têm mais apelo entre os telespectadores. No domingo, ainda em meio a cobertura com boletins a cada intervalo, o The Voice Kids alcançou o recorde de audiência chegando a 16 pontos (1 ponto equivale a 248.647 lares), o que para uma tarde de domingo, ainda em ritmo de férias, pode ser considerado alto.

+Rafa Brites e Felipe Andreoli flagram OVINI no céu do RJ e ficam em choque

Mas o The Voice Kids estava muito bem produzido e roteirizado. A seleção de candidatos mirins estava corretamente selecionada, com crianças de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Manaus, Pará e São Paulo, mostrando diferentes realidades e talentos. Parece clichê, mas misturar crianças fofas e colocá-las a “prova de fogo”, deixando o público aflito e na torcida para que uma cadeira vire, funciona. Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Simone e Simaria, André Marques e Thalita Rebouças também conduzem com talento a atração, além da supervisão geral de Boninho.

+BBB19: Dona Verinha, mãe de Rodrigo faz funk e dispara: “Deixa o menino roncar”

Nova temporada do The Voice Kids estreou hoje na Globo (Foto: Divulgação)
Nova temporada do The Voice Kids estreou hoje na Globo (Foto: Divulgação)

Televisão é emoção, se não faz essa liga com o público, a atenção dele vai embora. E sabemos que disputar atenção do público com redes sociais, Netflix e YouTube é quase desleal.

Já as novelas, como explicado em outros textos do site, sente falta justamente de emoção. O diálogo entre o folhetim e o telespectador fica cada dia mais fraco. O desafio do público para os produtores de conteúdo é: que tipo de história o telespectador deseja acompanhar: uma com traços mais realistas, uma com trama ruralista, realidade fantástica, uma espiritualista, uma religiosa? Por que as grandes emissoras não estão conseguindo emplacar um bom folhetim, daqueles que a trama vire assunto nas rodas dos bares, trabalho e etc? Como aconteceu no fenômeno “Avenida Brasil”.

+Wesley Safadão canta música polêmica de Gabriel Bartz ,”Fábio Assunção” e compositor comemora: “muito honrado”

Gabriel em cena de Segundo Sol (Foto: Reprodução)
Gabriel em cena de O Sétimo Guardião (Foto: Reprodução)

Outras emissoras, como o SBT, também apostam nos gêneros realitys e novelas. Porém, a emissora tem dia e horários bem delimitados, de segunda a sexta duas novelas para o público infanto/juvenil no horário nobre da casa. Aos sábados, na faixa noturna, uma sequência de competições de talentos culinários, festas de casamentos e transformação de looks dos participantes, muito bem produzidos por sinal. Um produtor da casa disse que, apesar da audiência não ser tão expressiva, esse tipo de programa é uma exigência do mercado publicitário.

+Cauã Reymond medita em banheira com gelo e deixa tudo ‘duro’ de pedra em pleno calor do RJ

A apresentadora Xuxa Meneghel vai comandar o reality show The Four na Record. (Foto: Blad Meneghel/Divulgação)

Na Record TV, depois da bem sucedida temporada de A Fazenda com Marcos Mion, a tendência indica que o elenco da casa irá se encaixar mais nesses tipos de programas de formatos importados. Xuxa estreia, ainda esse mês, o promissor show de talentos: The Four Brasil. Gugu Liberato também já está confirmado na próxima edição de Power Couple Brasil.

+Abate em Brumadinho, Reinaldo Gottino e Luisa Mell trocam farpas e defensora dispara: “o senhor é um incompetente”

Henrique Fogaça, Paola Carosella, Ana Paula Padrão e Eric Jacquin no MasterChef (Foto: Carlos Reinis/Band)
Henrique Fogaça, Paola Carosella, Ana Paula Padrão e Eric Jacquin no MasterChef
(Foto: Carlos Reinis/Band)

Na Band, o “Master Chef” parece não ter descanso e se prepara para mais (no mínimo) duas temporadas esse ano: amadores e profissionais. Porém, a novidade esperada do ano é a volta de “O Aprendiz”, com Roberto Justus, que retorna com a tentativa de dar um descanso para Paola Carosella, Henrique Fogaça, Érick Jacquin e Ana Paula Padrão.

Vale lembrar, nenhuma novela das emissoras citadas acima estão em seus melhores momentos, o que dá a entender que, apesar do investimento e retorno dos folhetins, as emissoras querem ganhar a emoção de seus telespectadores na forma de atração mais “real” possível.

Larissa Manoela e João Guilherme em cena quente na novela As Aventuras de Poliana, do SBT. (Foto: Reprodução)

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!