ALERTA: Se você faz PIX e declara IR precisa saber que pode cair na malha fina a qualquer momento em 2024

Fazer PIX de forma frequente pode fazer você cair na malha fina em 2024 se não tomar certos cuidados
E em 2024, como em todos os anos, a temporada de Imposto de Renda Pessoa Física – o famoso IR– chega com uma mistura de preocupação e correria, ainda mais pelo medo de cair na famigerada “Malha Fina”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pra quem não esta familiarizado, esse termo é usado quando a Receita Federal (ou o famoso leão) identifica:
- Omissões;
- Erros;
- Informações cadastrais inconsistentes
- Fraudes
Vale dizer que nesse último caso a consequência é ainda mais trágica uma vez que isso pode bloquear o cidadão ao acesso em seus recursos entre outras dores de cabeça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora um dado ainda mais preocupante é que o uso demasiado do PIX pode se transformar em um problema quando falamos em imposto de renda.
De olho no Pix
Desde a popularização do PIX, as transações financeiras instantâneas se tornaram uma realidade comum.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Porém, caso você seja beneficiado por alguma transferência via Pix relacionada à venda ou recebimento de bens ou serviços, é indispensável declarar esta operação no Imposto de Renda.

Isso porque um grande volume de transações Pix- em curto espaço de tempo- pode acionar o “radar” da Receita Federal, gerando uma investigação mais detalhada sobre sua movimentação financeira e é aí que mora o perigo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal Terra, a declaração do Imposto de Renda deste ano de 2024 trouxe mudanças expressivas.
Uma dessas alterações é a atualização da faixa de isenção para rendas de até R$ 2.112.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desta forma, trabalhadores CLTs que possuem rendimento acima deste valor deverão declarar o imposto e não são inclusos na lista de isenções.
Como escapar da “Malha Fina” em 2024?
Se você não quer ter grandes dores de cabeça, é crucial ficar atento às modificações nas regras de declaração do Imposto de Renda para não cometer erros que podem te levar a cair na malha fina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Está certo que desonerações para milhões de contribuintes, a introdução do desconto simplificado, o aumento na faixa de isenção, entre outras alterações, são fatores que podem confundir muitos contribuintes.

Por isso é tão importante se nutrir com a informação correta, assim, facilita o processo de declaração do imposto.
Afinal de contas, impedir os não intencionais erros de declaração de impostos é a melhor maneira de evitar cair na malha fina.
Com tudo isso dito acima, faça a sua parte e declare seu IR corretamente, mesmo porque, se prevenir ainda é a melhor solução.
Caso você ainda tenha dúvidas, contate um contador da sua confiança para que o mesmo lhe oriente da mel
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.