O âncora fez história durante cobertura de acidente aéreo
Responsável por comandar vários plantões urgentes da Globo, William Bonner já revelou várias vezes que um dos mais fortes da sua carreira, sem dúvidas, foi o do acidente da TAM, ocorrido em 17 de julho de 2007.
Para quem não lembra, um avião da companhia aérea bateu em um prédio e centenas de pessoas morreram. Na época, a platinada cobria os Jogos Panamericanos, quando tudo precisou ser interrompido pela triste notícia.
Assim que tudo aconteceu, William Bonner ainda estava nos estúdios do Jornal Nacional e iniciou a cobertura a partir dali.
“São 7:07 da noite e o hangar da TAM, no aeroporto de Congonhas, está pegando fogo. Você tem aí as imagens. As primeiras informações são que este incêndio teria começado num avião da companhia que estaria dentro do hangar”, disse o âncora na época.
Logo depois, ele chamou o repórter Fernando Rocha, que confirmou que infelizmente a aeronave estava cheia de pessoas: “As chamas são muito altas e o trânsito está completamente congestionado”, disse o profissional.
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O Jornal Nacional precisou mudar toda sua pauta às pressas, e ao contrário do que foi planejado, Fátima Bernardes mal foi ao ar com a cobertura dos Jogos Panamericanos.
“O jornal foi praticamente todo ao vivo: eu fazia perguntas para os repórteres, que às vezes não tinham como responder, as coisas estavam acontecendo naquele momento. Parecia rádio por causa da agilidade, foi uma das coisas mais heroicas que fizemos”, assumiu William Bonner ao portal “Memória Globo”.

TRABALHO EM EQUIPE
Rodrigo Bocardi foi o primeiro âncora a ir até Congonhas para trazer imagens exclusivas do ocorrido. No dia seguinte, Fátima Bernardes voltou à bancada do Jornal Nacional, enquanto William Bonner deixou os estúdios para ir até São Paulo.

ENTROU PRA HISTÓRIA
Ele comandou várias edições do noticiário diretamente do local do acidente, e trouxe informações sobre a investigação: “O Jornal Nacional começa com uma revelação exclusiva e grave”, disse William Bonner no dia 19/07/2007.
Foi revelado pelo noticiário da Globo que o próprio presidente da companhia da época tinha assumido que a aeronave estava com um problema em uma das turbinas, o que teria sido um dos motivos que acarretou no acidente.
“Abri o JN dizendo que o reverso estava ‘pinado’ e o que isso significava. Até então, culpava-se muito a pista, e aí surgiu outra hipótese para o acidente. Hoje, vemos que aparentemente foi uma coleção de coisas: a pista curta demais, molhada demais, sem o grooving, o avião sem o reverso etc. Tudo errado”, lembrou William Bonner.
O plantão urgente que parou o Brasil acarretou em uma cobertura tão extraordinária que o Jornal Nacional foi finalista no Emmy de 2008 na categoria “Notícia”.

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