ALERTA!

Risco MÁXIMO de câncer: Mulheres precisam se atentar com PROIBIÇÃO severa da ANVISA hoje (04)

04/06/2024 às 6h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
ANVISA emitiu decreto com proibição que deixou mulheres em alerta (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Ciência Escola/ANVISA/Canva)

ANVISA baixa proibição severa contra tratamento queridinho das mulheres e alerta com risco de câncer é emitido para todo o país

Em agosto deste ano de 2023, a ANVISA emitiu uma proibição com um alerta de alto risco de câncer e que afetava diretamente um procedimento muito procurado pelas mulheres.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Estamos falando dos famosos bronzeamentos artificiais, cujos quais costumam ser bem procurados principalmente no outono e no inverno aonde as temperaturas tendem a ser mais amenas e fazer poucos dias de sol intenso.

Anvisa fiscaliza todos os produtos (Reprodução: Anvisa/Divulgação)
ANVISA (Foto: Reprodução/Anvisa)

Vale destacar que ainda em julho de 2023, a Justiça Federal tomou a decisão em manter a validação ANVISA que proíbe esse tipo de tratamento nas milhares de clínicas de estética espalhados pelo país.

Dentro da lei

De acordo com o portal Agência Brasil, a decisão foi proferida no dia 25 de julho de 2023 e divulgada no dia 31 de julho de 2023 pela  Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que atuou no processo para defender a legalidade da norma, em vigor desde o ano de 2009.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Esse caso foi julgado pela Seção Judiciária de Tubarão (SC), aonde foi negado pela juíza responsável pelo caso o recurso de um empresário para derrubar a eficácia de tal resolução da ANVISA.

Veja também

Inclusive, o empresário pretendia ser beneficiado por uma das inúmeras decisões coletivas que suspenderam a norma sanitária e autorizaram clínicas de estética a oferecerem esses serviços de bronzeamento.

Câmera de bronzeamento é proibido pela Anvisa (Reprodução: Internet)
Câmera de bronzeamento é proibido pela Anvisa (Foto Reprodução/ Internet)

De acordo com a magistrada Ana Lídia Monteiro, essa liberação do bronzeamento artificial ocorreu apenas para as partes (empresas e pessoas físicas)  de um processo coletivo que tramitou no estado de São Paulo, não podendo ser aplicado em outra localidade.

Na manifestação protocolada no processo, a AGU defendeu o poder da Anvisa para restringir serviços que possam causar riscos à saúde da população.

Risco de câncer …

Essa proibição feita ainda no ano de 2009 se deve ao da ANVISA alegar que NÃO HÁ COMO DETERMINAR o nível seguro de exposição aos raios ultravioletas, cujos quais apresentam sérios riscos de saúde como o câncer de pele.

Vale mencionar que esse é o tipo de câncer que mais afeta o Brasil,  incluindo o melanoma que (embora mais raro) é o que oferece risco maior de metástase e morte.

Mulher com câncer de pele e fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Internet)
A determinação da ANVISA teve como principal argumento o fato do procedimento de bronzeamento artificial causar câncer de pele (Foto: Reprodução / Internet)

Só para ter uma vaga ideia, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra uma média de 185 mil novos casos de câncer de pele, por ano.

MAS ATENÇÃO! essa proibição NÃO SE APLICA aos equipamentos com emissão de radiação ultravioleta, DEVIDAMENTE REGISTRADAS, destinados a tratamento médico ou odontológico.

Recomendação da ANVISA:

Apesar do bronzeamento artificial ser um procedimento proibido por lei e oferecer risco à saúde da população, é do conhecimento de todos  que ainda existam equipamentos para fins estéticos em uso em alguns estabelecimentos.

Sendo assim, a recomendação é que estes casos devem ser IMEDIATAMENTE DENUNCIADOS na Vigilância Sanitária

De acordo com a Justiça Federal, em outubro de 2023, A 12ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou mais um pedido de uma profissional liberal, atuante na área de estética corporal, para que lhe fosse autorizada o procedimento.

A utilização da câmara de bronzeamento artificial continua sendo PROIBIDA pela ANVISA conforme Resolução da Diretoria Colegiada do órgão RDC n. 56/2009.

Como se bronzear de forma mais saudável, mesmo no inverno?

Diante da determinação da ANVISA, fica o questionamento: É possível se bronzear de forma saudável no inverno?

De fato, é bem mais difícil manter o bronze nesta época do ano, fazendo muitas acreditarem que a única solução é justamente a que a ANVISA proíbe.

Porém existem algumas dicas para manter o bronze no inverno sem que você corra tantos riscos.

De acordo com a Panvel, você consegue isso através de:

  • Suplementos e alimentos ricos em betacaroteno

O betacaroteno pode ser convertido pelo corpo em vitamina A e é encontrado em diversos tipos de alimento, como frutas e vegetais, ajudando a manter o bronzeado.

Alguns alimentos ricos em betacaroteno são:

  • Cenoura
  • Acerola
  • Abóbora
  • Mamão
  • Manga
  • Batata-doce
Suco de cenoura traz uma cor ruiva aos fios (Reprodução: Internet)
Consumo de alimentos ricos em betacaroteno podem auxiliar no bronzeamento (Foto: Reprodução/ Internet)

Embora esses alimentos não façam milagre sozinhos, eles contribuem para manter o bronzeado por mais tempo, porque o betacaroteno acelera a resposta da melanina quando você se expõe ao sol.

  • Produtos autobronzeadores:

Atualmente, há diversas opções de produtos autobronzeadores para garantir o bronzeado o ano todo.

Com a variedade de itens disponíveis, você pode escolher produtos em creme, gel ou mousse, de acordo com a sua preferência de textura.

Além disso, há modelos diferentes no mercado. Alguns bronzeiam instantaneamente ou depois de algumas horas.

MAS ATENÇÃO! É recomendável testar o autobronzeador em uma pequena parte do corpo pelo menos 24 horas antes de usá-lo, para confirmar que você não tem alergia aos componentes da fórmula.

  • Aproveite os dias de sol:

Apesar de ser difícil de acreditar, aproveitar as raras aparições do sol durante o inverno pode ajudar a manter o bronzeado.

Mas ATENÇÃO! Mesmo que o objetivo seja manter o bronzeado, o filtro solar é item indispensável, inclusive durante o inverno e em dias nublados ou chuvosos.

Os filtros protegem contra os raios UVA e UVB, além de evitarem envelhecimento precoce, manchas, doenças de pele e câncer.

Por isso, mesmo que pareça não haver sol durante o dia, é necessário passar o protetor nas áreas que ficam expostas.

E não se preocupe! Mesmo usando filtro solar, é possível manter o bronze durante o inverno, seguindo as dicas anteriores.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.