Falência: confira tudo sobre quebra de empresas

Falência: confira tudo sobre quebra de empresas

Loja gigantesca de shopping, rival da C&A e +1: A falência de 3 varejistas após sucumbirem à crise

A falência de 3 famosas varejistas (Foto: Reprodução/ Internet)
A falência de 3 famosas varejistas (Foto: Reprodução/ Internet)

A falência de 3 varejistas famosas

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos da falência de 3 grandes varejistas que sucumbiram à crise e eram queridas no Brasil.

Primeiramente, citaremos uma loja de shopping que passou os últimos anos brigando para não fechar as portas, entretanto, não deu certo. Isso porque a Justiça de São Paulo decretou a falência da rede de livrarias Saraiva. O pedido foi feito pela própria empresa.

Durante anos, a marca já teve a maior rede de livrarias do país e atualmente possui uma dívida de R$ 675 milhões. Segundo informações do portal Exame, a Saraiva decretou autofalência, e foi atendida pela 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital.

Saraiva teve a sua falência em outubro deste ano (Reprodução: Internet)
Saraiva teve a sua falência decretada em outubro de 2023 (Foto: Reprodução/ Internet)

Outra empresa famosa que faliu foi uma rival da C&A. Trata-se da Pakalolo, muito conhecida pela geração dos anos 90. Usando o slogan ‘de bem com a vida’, a empresa de 1987 explodiu entre o público nos anos noventa, após receber o direito de licenciamento de muitos personagens da Disney.

Com poucas vendas, a marca foi ao fundo do poço e entrou com pedido de falência no ano de 1995, encerrando as atividades dois anos depois. Nos anos 2000, outra marca chegou a adquirir a franquia, sendo ela o Grupo Marisol, porém, o tão sonhado retorno triunfal não deu tão certo assim.

Veja também

Pakalolo, marca
A marca encerrou as atividades no Brasil, após não conseguir se adaptar ao mercado (Foto: Divulgação / Pakalolo)

É importante considerar que a problemática na Pakalolo se deu pela opção do sistema de franquias. Pelo fato da marca estar abandonada desde os anos 90, quando quase faliu, poucos empresários tiveram interesse em abrir lojas da rede. O fim da empresa surpreendeu muitas pessoas.

Qual outra varejista fechou as portas?

Outra varejista que fechou as portas foi a Side Play. Segundo o Metrô World News, a rede foi inaugurada no Brasil em 1993, chegando a 50 lojas em todo o Brasil e ficando famosa também pelos personagens licenciados da Warner Bros e pelas camisetas virem em uma lata personalizada.

Entretanto, a marca teve que lidar com a concorrência. No começo dos anos 2000 a marca começou a enfrentar quedas em suas vendas e as lojas começaram a fechar. Em 2003 parou de vender produtos licenciados com os personagens, entrando em falência anos depois.

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

falência

Quem escreve

Kelly Araújo

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]