Se eu fosse o “mandachuva” dos canais de televisão 3


“Os Simpsons” estão sendo desperdiçados na Band. (Foto: Divulgação)

 

Algumas pessoas já quiseram dar um pitaco na programação dos canais. “Eles poderiam fazer isso…” você pode ter dito. O responsável pela programação do SBT, Murilo Fraga, escreveu no Twitter que ele é “um dos 200 milhões de experts em TV no Brasil”. Esses textos são apenas devaneios informais sobre o que eu faria se mandasse em um canal.

O trato dos produtos enlatados

Em plena era da Informação é inadmissível com o público o desrespeito que as emissoras tem com seus produtos enlatados, vide “Simpsons”. Quem acha que enlatado não funciona hoje em dia é porque é leigo em televisão. Vejamos o exemplo de “Supernatural” no SBT. Porque funcionou? Porque foi tratado da maneira mais respeitosa e rigorosa que se poderia ter (quando da primeira exibição, porque depois desandou). “CSI” na Record idem. É preciso que seja amplamente divulgado, amplamente mesmo, diria até que o primeiro comercial após cada programa seja um comercial que traz uma sinopse do novo produto enlatado a ser exibido.

Também, voltando ao tema “Era da Informação”, que informações a respeito do programa sejam exibidas. Nome do episódio narrado no início do episódio e escrito na tela, o número do episódio e a temporada, e eu diria que eventualmente fossem exibidos clipes adicionais ao final do programa como um agrado ao telespectador. Como é muito fácil baixar, é preciso que a emissora traga vantagens a assistir na TV. Interatividade seria uma. O conforto do sofá e o hábito de assistir todo dia em um horário fixo também. Isso teria que ser feito na Band em relação ao “Simpsons”.

Veja também

No caso de “Simpsons” na Band é preciso que o público se acostume com a atmosfera do programa, e que o público adulto perceba que não se trata de um programa infantil e atraí-lo para assistir o programa. Nos comerciais dar destaque para piadas que somente adultos possam entender. E vale ressaltar que em uma emissora pequena ou média (ou seja, todas fora a Globo) é preciso que a publicidade de um programa novo ou horário novo seja intensa, e, portanto é recomendável que uma emissora dê um intervalo de pelo menos um mês entre uma novidade e outra, e nesse período só faça a publicidade DESSA novidade, e não ficar pulverizando entre diversas novidades, porque pulverizar a publicidade em uma emissora com ibope pífio é o mesmo que nada e o resultado será o FLOP para todas as novidades.

Desenhos aos domingos no SBT

Faria uma sessão de desenhos aos domingos de manhã antes do “Domingo Legal”, porque nada que o SBT tentou deu audiência satisfatória nesse horário. Eu me voltaria mais para desenhos adolescentes, como animes e “séries animadas” (que não é o mesmo que “desenho animado”). Como exemplo, poderia citar “Batman: the Animated Series”, “Naruto”, “Naruto Shipudden,” uma das temporadas de “Ben 10” (não exibir duas porque cria confusão no telespectador), “X-men: Evolution”, etc.

Horário da 21h no SBT

Após terminar Rebelde o SBT voltaria a exibir “Supernatural” só que do modo correto, conforme eu disse em “O trato dos produtos enlatados”.

Texto do leitor: Vinícius

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV FOCO, e são de total responsabilidade de autor da matéria.

🚨 Desmascarado? Mani DETONA recado amargo após fim com Davi + Lo Prete leva RASTEIRA na Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.