Celebridades

Sucesso na novela, Erika Januza fala sobre preconceito e dispara: “ser mulher e negra é mais difícil ainda”

mulher linda e negra em área livre
Erika Januza (Foto: Reprodução/Globo)

A atriz Erika Januza, no ar em O Outro Lado do Paraíso, novela da faixa das 21h da Rede Globo, na pele de Raquel, revelou que assim como sua personagem, também já sofreu com o racismo na vida real.

+Mara Maravilha e Carlinhos Aguiar ficam frente a frente após polêmica do SBT

Em entrevista a revista Quem, Erika revelou que teve que se virar para driblar a infância e a adolescência pobres e vencer na vida real. “Assim como a Raquel, penso antes de agir. Quando quero um negócio também vou atrás. Sou obstinada”, comentou. “O fato de ser atriz negra não me livra do preconceito diário”, completou.

“Ouvia que meu cabelo era ruim, cabelo de Bombril. Por isso, assim que pude, comecei a alisar”, disse ela. “Senti que a minha identidade mudou quando assumi meu cabelo crespo. Mudei por fora, mas mudei mais internamente. Depois que deixei de alisar meu cabelo, mudei minha visão de vida”, afirmou.

“Já tive relacionamento que a pessoa falou: ‘Não vamos sair de casa. Não vamos andar de mãos dadas’. Até entender depois que o problema era eu, demorou”, diz ela, recordando outra situação que passou no Rio, onde mora há dois anos. “Há pouco tempo, no trânsito, gritaram para mim: ‘Tinha que ser neguinha mesmo!’ Fiquei tão nervosa que parei o carro. Não tive reação”, revelou.

Erika também falou sobre a personagem “Recebi o convite do Walcyr [Carrasco, autor] para interpretar a Raquel e fiquei felicíssima. Estava terminando de gravar Sol Nascente [em março de 2017] e logo que me despedi da Júlia, já comecei outro processo de preparação. Tínhamos ensaio de câmera e aulas de prosódia por causa do sotaque do Tocantins, além de fonoaudióloga e trabalho de corpo. Ficamos quase um mês nos preparando em conjunto. E fez toda a diferença! Muito do que aprendi levo para a Raquel até hoje”.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Raquel Souza