“Definitivamente”: A lei em vigor da ANVISA com SUSPENSÃO que atinge manteigas e margarinas populares

28/05/2024 às 10h38

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Anvisa decretou uma lei que causa suspensão que afeta margarina e manteiga (Reprodução: Montagem TV Foco)

Anvisa decidiu por suspender uma substância muito utilizada em marcas de margarinas e manteigas populares

Uma lei em que está em vigor desde 2019 traz uma suspensão que atinge manteigas e margarinas, após determinação da Anvisa. Portanto, você precisa se atentar na hora de comprar esses produtos e verificar se há alguma irregularidade.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Ao longo dos anos é comum que a vigilância sanitária intervenha em diversas situações, ainda mais com o que faz mal aos consumidores. Muitas vezes algumas coisas saem de vendas, são proibidas e assim os fornecedores precisam se adequar as novas normas.

De acordo com o portal ‘G1’, a Anvisa aprovou no dia 17 de dezembro de 2019, a eliminação total da gordura trans dos alimentos industrializados no Brasil. As empresas tinham até 2021 para reduzir sua utilização e a partir de janeiro de 2023 dar fim em definitivo a ela.

Gordura Trans está suspensa desde 2023 (Reprodução: Internet)
Gordura Trans está suspensa desde 2023 (Reprodução: Internet)

Para quem não sabe, essa substância é responsável por aumentar o prazo de validade do produto, formado através de um processo químico. Segundo a OMS, a sua eliminação resultaria na redução de 500 mil mortes no Brasil por ano.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Portanto, já faz 17 meses que a gordura trans está totalmente proibida no Brasil. O médico cardiologista Marcelo Cantarelli, ao portal ‘Agência Brasil’, comentou sobre todos os problemas gerados pela substância.

Veja também

“O problema da gordura na alimentação vem de uma invenção humana de transformar um óleo vegetal em uma gordura sólida pra se utilizar no preparo de alimentos, um processo chamado de hidrogenação. E essa gordura trans é que vai levar aos problemas se ingerido”, destacou.

Margarina e manteiga contavam com gordura trans (Reprodução: Internet)
Margarina e manteiga contavam com gordura trans (Reprodução: Internet)

Quais alimentos possuíam gordura trans?

A substância estava presente em diversos alimentos industrializados, que certamente você consumia diariamente e nem sabia o quão mal te fazia. Confira a lista de produtos que tinham gordura trans:

  • Biscoitos salgados, doces e outros alimentos assados
  • Pipoca de micro-ondas
  • Pizzas e salgados congelados
  • Manteiga vegetal e margarina em barra
  • Creme para café
  • Glacê pronto para uso

Assim, todas as empresas que fabricam esses produtos, como a manteiga e margarina, tiveram que se reinventar nos últimos anos para fabricá-los.

Anvisa fiscaliza todos os produtos (Reprodução: Anvisa/Divulgação)
Anvisa fiscaliza todos os produtos (Reprodução: Anvisa/Divulgação)

🚨 Luto! Bozo morre + Polícia investiga mort3 de Nahim como ass@ssin@to + Tati puxa tapete de Eliana?   

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.