ALERTA!
Tchau, cartão de crédito: Comunicado do Banco Central chega com fim de uma era e crava substituto no Brasil
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, confirma possibilidade de substituto do cartão de crédito no Brasil e nova modalidade de pagamento
No Brasil, uma das modalidades mais utilizadas pelos cidadãos é o cartão de crédito. A forma de pagamento garante a possibilidade do parcelamento das compras, fato que pode ser uma salvação ou dor de cabeça para muitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Visando melhorar as formas de pagamento oferecidas, o Banco Central realizou um comunicado sobre o possível fim de uma era no cartão de crédito e nesta sexta-feira, 16, você irá saber todos os detalhes sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 11 de agosto do ano passado, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, revelou a autoridade monetária estuda autorizar uma nova oferta de crédito aos consumidores.
De acordo com o portal Gazeta do Povo, o Banco Central estaria analisando realizar a oferta de crédito através do PIX. Nos últimos anos, a modalidade tornou-se uma das mais usadas entre os brasileiros.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central emite comunicado emergencial com alerta de PROIBIÇÃO no PIX
● Veredito histórico do Banco Central chega hoje (18) com decreto que atinge saldo das poupanças no Brasil
● Banco central convoca brasileiros que utilizam o PIX pelo celular; mudança oficial agora
“Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a poder fazer crédito no Pix, então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix”, disse o presidente do Banco Central, em evento promovido pela Associação Comercial do Paraná.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na prática, segundo Roberto Campos Neto, o cidadão não precisarão mais dos cartões de crédito, uma vez que passaram a usar apenas o seu “substituto”, o PIX.
MUDANÇA
A instituição está estudando a nova modalidade como uma “alternativa” para o consumidor no acesso à crédito. Mas, lembre-se, mesmo que seja aprovada, o cartão de crédito não deixará de existir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o Banco Central também está testando outras modalidades do PIX, como a realização de pagamentos agendados, pagamentos com recorrência automática e até a internacionalização da transação.
“No agregador financeiro, você não precisará mais ter um app (aplicativo) para cada banco, você poder ter apenas um, centralizar todos os produtos com portabilidade e competitividade em tempo real”, afirmou Roberto Campos Neto.
Desse modo, caso a nova modalidade entre em vigor, inúmeros brasileiros passariam a adorar o PIX como forma de crédito.
Ainda não há informações sobre como funcionaria e nem se teriam taxas de anuidade, como normalmente ocorre com os cartões de crédito.
Como tirar dúvidas no Banco Central?
É comum que alguns correntistas tenham dúvidas de como entrar em contato com o Banco Central, seja para tirar alguma dúvida ou fazer uma reclamação.
De acordo com informações do portal oficial, o cidadão pode falar com a instituição através do “fale conosco”, pela internet, ou pelo número 145 das 8h às 20h para tirar suas dúvidas.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: [email protected]