TRAGÉDIAS!

Ataque cardíaco, câncer e acidente fatal: A triste morte de 3 galãs populares da Globo e luto no Brasil


LUTO na Globo (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Triste despedidas: A Globo em LUTO pela Perda de três galãs queridos – Recordando a memória e o legado de ícones que marcaram época

Abrimos este espaço para tratar de um momento de luto na família televisiva da Rede Globo, onde falamos de três galãs que deixaram uma marca indelével no cenário artístico brasileiro. A partida desses talentosos atores não apenas abalou a comunidade televisiva, mas também ressoou entre os fãs que os acompanharam ao longo dos anos, testemunhando suas performances notáveis em diversas produções da emissora.

Sua presença carismática nas telinhas, combinada com a maestria em interpretar personagens memoráveis, deixou um legado que será lembrado com carinho e apreço pelos telespectadores e colegas de profissão.

Os galãs, cujas trajetórias se entrelaçaram com o cotidiano do público, foram não apenas rostos conhecidos, mas verdadeiros ícones da televisão brasileira. Suas contribuições para o mundo do entretenimento foram marcadas por uma habilidade única de transmitir emoções, conquistando corações e construindo uma legião de admiradores. Este tributo é uma homenagem aos talentos que, mesmo após o término de suas jornadas terrenas, continuarão a viver nos corações dos telespectadores e na história da teledramaturgia brasileira.

Comoção em todo o país

O ator Sergio Cardoso foi protagonista em todas as novelas que atuou. O galã, entre 1950 e 1970, acabou sendo destaque através dos personagens que viveu tanto na rádio, teatro ou televisão, principalmente na Globo.

 Infelizmente, uma tragédia interrompeu sua brilhante história e o deixou marcado para sempre na memória dos brasileiros. Em síntese, Sergio Cardoso faleceu em 18 de agosto de 1972, aos 47 anos, devido a um ataque cardíaco. Porém, após seu enterro, surgiram rumores de que o famoso havia sido enterrado vivo.

Veja também

Sérgio Cardoso - Foto Internet
Sérgio Cardoso – Foto Internet

De acordo com os boatos da época, que perduram ainda hoje, o famoso sofria de uma rara doença, mas não incomum: a catalepsia. Especulava-se que o ator havia sido enterrado vivo por conta da tal doença.

A catalepsia é uma doença rara que deixa os membros rígidos por horas, como se a pessoa tivesse realmente morta. Emitido o atestado de óbito, foi realizado o velório e o enterro do artista. Mas os boatos afirmam que o ator da Globo não estava morto.

Segundo os rumores, o médico de Sergio Cardoso, responsável por saber sobre a condição peculiar do ator, não estava no Brasil. Dizem ainda que por causa dos boatos, a família teria pedido a exumação do corpo do artista e, ao abrirem o caixão, o ator estava de bruços, com o rosto arranhado e com a tampa do caixão também arranhada, como se ele tivesse tentado sair ou pedir ajuda

Esclarecimentos

Dez anos após os boatos e lendas por trás do falecimento de Sergio Cardoso, a viúva do ator, Nydia Lícia, também atriz, resolveu conceder uma entrevista ao “Fantástico”, na Globo, em 1982, para esclarecer os fatos.

Casada com o galã por dez anos, a artista negou todos os rumores e fantasias em torno da precoce partida do famoso. Então, Nydia Lícia revelou a verdade sobre a morte de Sergio Cardoso.

“Ele nunca teve catalepsia, certeza absoluta. Não somente jamais manifestou algum sintoma de doença nervosa no período que estivemos casados nem depois. O povo pode comentar, mas não é verdade”, afirmou a viúva do ator.

Sérgio Cardoso faleceu na reta final de novela da Globo - Foto Internet
Sérgio Cardoso faleceu na reta final de novela da Globo – Foto Internet

Segundo a atriz, uma pessoa de má índole se aproveitou da situação e foi até um jornal sensacionalista da época e deu uma versão caluniosa sobre a morte do famoso artista da Globo..  “Uma pessoa que ninguém conhece procurou um jornal de Manaus, dizendo que Sérgio havia sido enterrado vivo e que a família teria pedido exumação do cadáver. Imediatamente a notícia correu o Brasil inteiro”, contou ela em entrevista.

Porém, na mesma entrevista, um amigo próximo de Sergio Cardoso, identificado como Manoel Olegário da Costa, relatou um medo bastante incomum do galã.

Câncer no pâncreas

O ator João Carlos Barroso foi, na juventude, um dos galãs mais requisitados da TV Globo. Só na segunda metade da década de 1970, atuou, seguidamente, em seis novelas.

Foi o auge de sua fase de galã jovem. De acordo com o noticiado pelo UOL, Barroso faleceu no dia 12 de agosto de 2019, no Rio de Janeiro, aos 69 anos, vítima de câncer no pâncreas.

Carioca, João Carlos Barroso nasceu em 28 de fevereiro de 1950. Sua paixão pelo futebol se expressava desde criança.

Ator João Carlos Barroso em Malhação (Foto: Reprodução, Globo)
Ator João Carlos Barroso em Malhação (Foto: Reprodução, Globo)

Foi jogando com amigos, aos 11 anos, que Barroso foi “descoberto” e recebeu o convite para participar do filme Pedro e Paulo (1961), no qual atuou com Jardel Filho, Francisco Cuoco e Jece Valadão.

Já adulto e ator profissional, participou de times de futebol de artistas da televisão, que costumeiramente se reuniam para jogar bola.

Em 1965, com 15 anos, estreou na TV, na série “Rua da Matriz”, na recém-inaugurada TV Globo. A primeira novela foi a clássica O Bem Amado, em 1973, como Eustórgio, filho do matador Zeca Diabo, papel de Lima Duarte.

Novela acabou perdendo estrela

As Três Marias é uma telenovela brasileira criada e transmitida pela Rede Globo de 10 de novembro de 1980 a 16 de maio de 1981, em 156 capítulos, passando no lugar de Marina e sendo substituída por Ciranda de Pedra. Antes de sua estreia, a novela perdeu uma grande estrela.

O jovem ator Osmar de Mattos era uma aposta da televisão da época: havia estrelado as novelas Dancin’ Days e Cara a Cara (da Band).

Osmar de Mattos foi um dos homens mais fotografados do Brasil no final da década de 70 e início dos anos 80. Modelo bem sucedido, e ator com uma carreira promissora pela frente, o jovem galã faleceu com apenas 22 anos de idade.

O sucesso do programa rendeu ao jovem muitos convites para trabalhar como modelo. Osmar resolveu estudar atuação, fazendo um curso com Jaime Barcellos, e estreou na televisão em uma participação na novela Cinderella 77 (1977), na TV Tupi.

Osmar de Mattos foi o ator que teve premonição (Foto: Reprodução/ Internet)
Osmar de Mattos foi o ator que teve premonição (Foto: Reprodução/ Internet)

Em 1978 ele estreou no cinema, como um dos protagonistas de A Morte Transparente (1978), onde contracenava com Bíbi Vogel e Wagner Montes.Mas em 25 de outubro de 1980, quando retornava de um baile de debutantes, o ator sofreu um acidente de carro, na Rodovia Fernão Dias, falecendo no local, com apenas 22 anos de idade. Ele havia gravado dez capítulos da novela, mas seu personagem acabou cortado da trama.

🚨 Desmascarado? Mani DETONA recado amargo após fim com Davi + Lo Prete leva RASTEIRA na Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu