FIM!

Falência e venda à Volkswagen: O fim de montadora tão popular quanto a Chevrolet no Brasil após anos

06/07/2024 às 17h05

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Volkswagen e ilustração de montadora fechada (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

No Brasil, diversas montadoras cresceram ao longo dos anos, como a Volkswagen e Chevrolet. Porém, nem todas as empresas conseguiram sobreviver por conta de crises financeiras. Neste sábado, 06, iremos recordar da falência de uma gigante.

Estamos falando da Chrysler do Brasil. Fundada em 1967, ela surgiu a partir de uma divisão da americana Chrysler Corporation (atual Stellantis North America).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Chrysler, que já havia montado modelos seus, da Dodge e da Plymouth, durante os anos 50 em regime CKD junto ao Grupo Brasmotor, via no Brasil uma grande oportunidade para a expansão de seus negócios.

Desse modo, a montadora decidiu fechar a aquisição da Simca do Brasil, divisão da francesa Simca. Nos anos seguintes, a empresa lançou modelos memoráveis no mercado, como o Dart SE, o Dart Coupé, o Le Baron, o Magnum e o Charger.

Continua após o Veja Também

Veja também

Porém, no ano de 1980, a Volkswagen do Brasil adquiriu todas as ações da Chrysler do Brasil, desligando o controle americano sobre a filial brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano de 1981, a Chrysler encerrou as atividades e continuou apenas na produção de automóveis para o uso rural, até o ano de 1984.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

A empresa concorrente da Chevrolet permaneceu no Brasil até 1981 e continuou apenas na produção de automóveis para o uso rural, até o ano de 1984, de acordo com informações do portal G1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, em 1998, a Chrysler mais uma vez voltou ao Brasil a negócios e recebeu investimento de 315 milhões de dólares para produzir veículos com capacidade para 40 mil veículos/ano.

No entanto, a tentativa foi por água baixo devido ao lançamento da picape Dakota, que não vendeu nem 5 mil unidades.

Desse modo, a baixa resultou na venda da empresa americana para o fundo de investimento Cerberus por US$ 7,4 bilhões.

No ano de 2009, a a Casa Branca declarou falência da montadora devido a uma dívida de US$ 6,9 bilhões, segundo o portal Estadão.

O QUE SIGNIFICA VOLKSWAGEN EM ALEMÃO?

Volkswagen tornou-se uma das principais marcas desde seus nascimento, que ocorreu no dia 28 de maio de 1937, em Berlim, na Alemanha.

A montadora chegou no Brasil em 1953, mas a primeira fábrica foi inaugurada apenas em 1959.

Mas, poucos sabem que o significado da marca no português é de “carro popular”, segundo o portal Quizz Club.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Giovana Misson

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.