O apresentador William Bonner repercutiu novas informações sobre a fila de espera por auxílio do INSS
Foi ao ar, na Globo, mais uma exibição ao vivo do Jornal Nacional, nesta quarta-feira, dia 1º novembro. William Bonner atualizou o público sobre as novidades do INSS, que tem lidado com uma grande fila de espera.
Para quem não acompanhou, o Ministério da Previdência Social publicou um documento com as mudanças no auxílio-doença. A partir de agora, o trabalhador afastado pode pedir para retornar ao trabalho antes do fim do prazo do atestado, sem passar por perícia médica.
Ainda segundo William Bonner, no Jornal nacional, o trabalhador também deve requisitar o fim do auxílio-doença na agência do INSS em que obteve o benefício ou, para facilitar o processo, pelo telefone 135. Esta, no entanto, não é a única alteração proposta pela instituição.
Além disso, haverá também a prorrogação automática do auxílio doença a cada 30 dias, quantas vezes forem necessárias. Contudo, as novas regras são apenas temporárias, na intenção de diminuir as filas, já que mais de 624 mil pessoas aguardam o auxílio-doença.

Programa para fim da fila
Mais cedo, foi aprovado o projeto de lei para o programa que pretende zerar a fila de espera do INSS. No total, já são mais de 1,1 milhão de pessoas esperando algum tipo de auxílio. Por isso, o senado tomou a iniciativa de tentar diminuir esse número o quanto antes.
Veja também

Alívio no bolso: Caixa e Banco do Brasil se unem com notícia EXCELENTE que atinge até aposentados do INSS

Solicitação online e rápida: Mais de 10 benefícios INCRÍVEIS aos aposentados do INSS com cartão EXCLUSIVO

Benefício para empregadas domésticas: INSS acaba de emitir anúncio que cai como vitória a todas as mulheres
Apesar já ter sido anunciada, a aprovação, agora, segue para Lula e deverá ser sancionada pelo presidente. O programa deve ser colocado em prática em breve e os servidores envolvidos na ação devem receber uma bonificação pela diminuição no número de pessoas.

O que é o INSS?
É a instituição pública responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outras necessidades.