William Bonner paralisa JN com o fim do RG e seu mais novo substituto
O âncora William Bonner paralisou o Jornal Nacional, exibido pela Rede Globo nesta última segunda-feira (6), com notícia urgente do fim do RG e o seu mais novo substituto em todo o território nacional.
Segundo o jornalista, o governo federal prorrogou pela segunda vez o prazo para a emissão obrigatória da nova Carteira de Identidade Nacional, que substituirá o RG, já que quinze estados ainda não conseguiram se adaptar a nova medida.
Desse modo, o novo documento só será obrigatório a partir do dia 11 de janeiro de 24. O item incluirá QR Code e usa o CPF como o único número de identificação. Onde estados e o Distrito Federal já emitiram a nova carteira para 2 milhões de brasileiros.
Vale ressaltar que em maio, o Ministério de Gestão e Inovação anunciou que a nova carteira de identidade passará a ser emitida com duas mudanças em relação às normas definidas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O documento não terá campo “sexo” nem distinção entre “nome” e “nome social”.
Além disso, com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter um número de identificação apenas.
Veja também

Prepare o bolso: Reajuste na conta de luz é confirmado a partir de sábado (2) e cai como bomba a milhões

Terror no PIX do Nubank: Banco é obrigado a emitir comunicado de urgência sobre o que está acontecendo no app

Assassinada brutalmente a tiros: Homem mata mulher de 26 anos dentro de casa ao fingir ser entregador
Contudo, o RG, segundo o governo, deve cair gradualmente em desuso nos cadastros. Portanto, para a emissão do novo documento, a população deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde deseja ser atendido.
Quais documentos são exigidos para a expedição do novo RG?
Para obter a nova identidade, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital, segundo informações do G1.


