3 passos

100% de isenção aos 60+: Idosos do INSS estão livres do pagamento de mais uma dívida em junho com 3 passos


Logo do INSS e idosos em festa - Montagem TVFOCO

Idosos que recebem pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social podem se ver livres de dívida com 3 passos

Idosos que recebem pagamentos por meio do INSS e que estão em uma determinada lista de doenças podem comemorar a isenção do Imposto de Renda.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Caso o idosos não pague o Imposto de Renda, ele cai na famosa malha fina e é obrigado a pagar uma multa que vira uma dívida enorme no bolso do brasileiro.

Por isso que os idosos que compõem uma lista de doenças e que recebem pagamento por meio do INSS podem ter o benefício de não pagar imposto de renda.

Segundo o portal Repórter Diário, aposentados que têm determinadas doenças podem pedir isenção do Imposto de Renda. A lista das doenças que dão direito ao desconto está na Lei n.º 7.713/1988 e inclui

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


  • moléstias como tuberculose ativa,
  • esclerose múltipla,
  • neoplasia maligna,
  • cegueira,
  • hanseníase,
  • contaminação por radiação,
  • cardiopatia grave, entre outras.

O pedido de isenção pode ser feito inclusive pelos beneficiários que contraíram a doença após a aposentadoria.

Veja também

O processo para pedir o desconto do Imposto de Renda por doença grave é feito totalmente à distância, pelo Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celulares), escolhendo a opção “Solicitar Isenção de Imposto de Renda” ou pelo telefone 135. O aposentado só vai precisar ir a uma agência do INSS se for convocado.

Ao fazer o pedido pelo Meu INSS, o aposentado deve anexar no sistema seus documentos pessoais e o laudo médico que comprove a doença grave dentre aquelas listadas na Lei n.º 7.713/1988.

Se o requerimento for feito pelo telefone 135, o INSS vai analisar o pedido e poderá emitir uma exigência para que o aposentado apresente a documentação médica e pessoal. Essa apresentação pode ser feita pela internet ou, caso não tenha acesso, o requerente poderá agendar uma data para a entrega dos documentos em uma agência do INSS.

A pessoa que pedir a isenção do Imposto de Renda por doença grave poderá também ser chamada para passar por uma perícia médica, em local, dia e hora agendados pelo próprio INSS. No dia da perícia, ela deve apresentar seus documentos originais, tanto de identificação quanto os médicos, como atestados, laudos, relatórios e exames.

IDOSOS DO INSS PAGAM IMPOSTO DE RENDA?

Em geral, estão obrigados a declarar aqueles que tiveram rendimentos tributáveis superiores ao valor estipulado pela Receita Federal, que é atualizado anualmente. Em 2024, os aposentados precisam declarar Imposto de Renda se, em 2023, ultrapassarem o limite de isenção de R$ 30.639,90 em rendimentos tributáveis.

🚨 Luto! Morre atriz amada da Globo + Ana Maria em gu3rra com a Platinada + Davi torrando os milhões 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia. Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br