Agora

Agora

Antecipação do 13º salário e maior benefício da história: 2 viradas anunciadas pelo Governo Lula em 2024

LULA - Antecipação do 13º salário e mais (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)
LULA - Antecipação do 13º salário e mais (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

O Governo Lula pegou todos de surpresa ao anunciar duas grandes conquistas para 2024; Confira os detalhes

O décimo terceiro salário é uma gratificação paga aos trabalhadores no final do ano, correspondente a um mês de salário. Ele é pago proporcionalmente ao período trabalhado no ano, sendo que os trabalhadores com carteira assinada recebem o valor integral do 13º salário.

Ele foi criado pelo governo federal em 1962, com o objetivo de ajudar os trabalhadores a enfrentarem os gastos extras do final do ano, como as compras de Natal e o pagamento das despesas escolares.

Para quem não sabe, o 13º salário é um direito dos trabalhadores e não pode ser descontado pelo empregador. No entanto, existem algumas situações em que o trabalhador pode ter o 13º salário descontado, como em caso de demissão sem justa causa ou de acordo com a legislação trabalhista.

Até o momento não existe informações se 13º salário será antecipado em 2024. O calendário de pagamentos é definido pelo governo federal e o de 2024 ainda não foi divulgado.

13º salário (Foto: Reprodução, Reconta Aí)
13º salário (Foto: Reprodução, Reconta Aí)

Contudo, um super pagamento já foi confirmado pelo próprio site do Governo.

Veja também

Pagamento unificado do Bolsa Família

Mais de 1,89 milhão de famílias de municípios afetados por chuvas e calamidades em seis estados receberam nesta quinta-feira (18) o pagamento unificado do Bolsa Família. O valor supera 1,32 bilhão.

Os estados contemplados foram Santa Catarina, Alagoas, Amazonas, Paraná, Amapá e Rio de Janeiro. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares individuais e de bancadas estaduais.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do governo federal que atende famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O benefício é pago mensalmente a famílias com renda per capita de até R$ 178,00.

O pagamento unificado do Bolsa Família é realizado em casos de calamidade pública, catástrofes naturais ou situação de emergência. O objetivo é minimizar os impactos sociais e econômicos causados por esses eventos.

Contudo, no caso dos seis estados contemplados nesta quinta-feira, as chuvas e as calamidades naturais afetaram a produção agrícola e a infraestrutura das cidades, provocando perdas de renda e de bens materiais para as famílias.

Além disso, o pagamento unificado do Bolsa Família é uma medida importante para ajudar essas famílias a enfrentarem a crise. O governo federal está trabalhando para garantir o acesso aos direitos sociais e para promover a recuperação econômica dos estados afetados.

Lula / Bolsa Família (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)
Lula / Bolsa Família (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

Quem tem direito ao 13º salário?

O décimo terceiro salário é um direito dos trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), bem como dos trabalhadores domésticos, rurais, urbanos e avulsos, contratados por regime da CLT.

Por fim, ele pago proporcionalmente ao período trabalhado no ano, sendo que os trabalhadores com carteira assinada recebem o valor integral do 13º salário. Além disso, os trabalhadores que foram contratados no decorrer do ano, ou que tiveram seu contrato suspenso, recebem o 13º salário proporcional ao período trabalhado.

Contudo, os aposentados e pensionistas do INSS também têm direito ao 13º salário. O valor do 13º salário é calculado de acordo com o valor do benefício recebido no mês de novembro.

🚨 Davi é acusado de crime no BBB24 + Susana Vieira na Record + Jovem Pan fora do ar

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA