Caixa: confira tudo sobre o banco

Caixa: confira tudo sobre o banco

Renda extra, verdade reveladora e saque imediato: 3 comunicados DECISIVOS da Caixa sobre a conta poupança

Comunicado Caixa (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)
Comunicado Caixa (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Se você tem uma conta poupança na Caixa Econômica precisa conferir essas novidades que foram anunciadas

A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou um comunicado importante para todos os clientes que possuem Conta Poupança ativa. Essa comunicação visa informar sobre mudanças que foram implementadas que estarão em vigor.

A poupança foi criada em 1861 pela Caixa Econômica Federal, mas de lá para cá muita coisa mudou. Essa aplicação se tornou a mais popular do Brasil porque não tem nenhum custo e está disponível para qualquer pessoa, até menores de idade. Porém, com o aumento da inflação (índice que está diretamente conectado ao rendimento), as novas regras e o surgimento de opções que rendem mais que a poupança, toda essa facilidade deixou de ser exclusividade da caderneta.

Conta Poupança (Foto: Reprodução, Serasa)
Conta Poupança (Foto: Reprodução, Serasa)

Afim de garantirem uma renda extra sem ser deixando seu dinheiro em uma poupança, os brasileiros começaram a olhar para os investimentos. Eles são uma ótima opção para fazer sem dinheiro render e existem vários, que se adequam ao perfil de cada pessoa. Confira alguns:

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB)
  • Tesouro Direto
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI)
  • Letras de Crédito do Agronegócio
  • Fundos Imobiliários (FIIs)
  • Fundos multimercados

Dentre esses, o CDB é o mais famoso, pois são aplicações de renda fixa em que seu dinheiro é aplicado em bancos, para que eles financiem diversas operações. Em troca, você recebe o valor aplicado acrescido de juros. É como se fizesse um “empréstimo” para os bancos, mas com juros envolvidos. Além de serem de baixo risco e renderem mais que a poupança, esses ativos têm cobertura do Fundo Garantidor de Créditos.

Quais são as diferenças entre CDB e poupança?

  • A rentabilidade do CDB é atrelada a uma taxa de juros geralmente maior que a rentabilidade da poupança, que é de 70% da Selic;
  • O CDB tem rendimento diário, enquanto a caderneta é mensal
  • Dependendo do CDB, ele pode ter alta liquidez, ao contrário da poupança que quando resgatada antes de 30 dias causam a perda dos rendimentos.

São seguros?

O fato de muita gente aplicar dinheiro na poupança ao invés de escolher opções de investimentos mais rentáveis se deve ao fator de risco dessa modalidade de aplicação, que, de fato, podem ser considerados bem pequenos. Além disso, abrir uma poupança é um processo bem simples: basta ir até uma instituição bancária e apresentar a documentação necessária. Depois disso, é só depositar o dinheiro e usar o cartão recebido para movimentar e acompanhar os rendimentos da mesma. O que também faz com que muita gente escolha investir nessa modalidade de investimento.

Veja também

Além desses dois pontos, entra também o fato de que muito pouca gente, no país, possui noções básicas de educação financeira e entende o mínimo que seja sobre o mundo dos investimentos. Entretanto, é importante salientar que para investir dinheiro em aplicações financeiras não é necessário conhecimento técnico aprofundado.

Dessa maneira, não há nenhum motivo para deixar de lado outras opções de investimentos mais rentáveis que a poupança, cujo rendimento não costuma ultrapassar os 6% ano (esse é o teto de rendimento para quando a taxa Selic está acima de 8,5% a.a.), sendo menor que o dessas outras opções de aplicações financeiras.

Qual foi o comunicado?

Desde junho, a Caixa Econômica Federal anunciou algumas mudanças nos serviços oferecidos aos correntistas das Contas Poupança. Uma delas é a possibilidade de realizar saque a qualquer horário do dia, inclusive nos finais de semana. Essa alteração tem como objetivo permitir que os clientes utilizem com mais frequência as funcionalidades da conta digital.

Caixa Tem (Foto: Reprodução, Olhar Digital)

No entanto, com as mudanças implementadas, os clientes poderão acompanhar em tempo real seus saques na conta poupança, tanto pelo internet banking quanto pelo aplicativo Caixa Tem. Além disso, essa nova facilidade oferece mais agilidade e comodidade aos clientes, que poderão realizar operações bancárias a qualquer momento, de forma simples e rápida.

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA