Existem algumas regras para se aposentar antes da idade prevista, mas é necessário seguir cartilha para garantir salário maior, diz advogada previdenciária
Após a virada para 2025, o INSS colocou em prática uma série de mudanças previstas na reforma. No entanto, ainda surgem algumas ressalvas para quem está no mercado de trabalho.
Segundo a advogada previdenciária Ingrid Magalhães, existem 3 passos fundamentais para garantir a aposentadoria antes da idade prevista. O processo também pode fazer com que o benefício mensal fique acima do salário mínimo, fixado em R$ 1.518.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na regra geral, mulheres devem ter 62 anos com 15 de contribuição, enquanto homens 65 e 20, respectivamente. Ainda assim, aparecem as correções, de acordo com as próprias regras do INSS.
“Nunca contribuiu e já passou dos 45 anos? Ainda dá tempo! Mesmo começando agora, em 2024, você pode garantir uma aposentadoria acima de R$ 4.600. Saber qual regra é mais vantajosa pode aumentar muito o valor da sua aposentadoria”, afirmou a advogada Ingrid Magalhães.
Na maioria dos casos, no entanto, é necessário consultar um especialista para avaliar a situação pessoal. “Planeje-se com antecedência para ter mais segurança financeira no futuro”, ressaltou a profissional.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Já podem consultar”: Antecipação do 13º salário do INSS acaba de ser garantida aos 60+ nesta quinta (17)
● “Vai começar a cair”: Renata Vasconcellos paralisa JN com decreto do INSS que atinge 2M de CPFs no Brasil
● Aviso: O anúncio sobre o 14° salário do INSS que os aposentados não esperavam nesta quinta (17)
Para alcançar os pagamentos maiores, dentro da faixa de idade, seria necessário contribuir mensalmente o equivalente a 20% do teto do INSS. Além disso, há também contribuições flexíveis para desempregados e donas de casa. “Cada mês faz diferença. Quanto antes você começar, melhor”, indicou.
Ainda de acordo com a advogada, se o solicitante aceitar a primeira opção sem conferir, ele pode perder dinheiro para sempre, uma vez que, em boa parte dos casos, não há direito à revisão depois.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, como se aposentar com valores acima do salário mínimo no INSS?
- Não faça isso sem antes avaliar o seu caso junto a um advogado de confiança.
- Não aceite a primeira regra de aposentadoria do INSS.
- O simulador pode oferecer a regra mais básica, resultando em um benefício bem menor.
Conclusão
- Em resumo, o INSS passou por mudanças na concessão das aposentadorias;
- Apesar disso, existem regras flexíveis que continuam em vigor sobre a liberação dos salários;
- Para alguns grupos, é possível aumentar o salário e garantir o benefício antes da idade prevista.
+ Aliás, veja ainda outras notícias sobre pagamentos sociais, benefícios e novidades da Previdência!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE