CHOCANTE

Bomba aos idosos 70+, nova lei com proibição e +1: 3 viradas da CNH chegam aos motoristas em 2024


Idosa e CNH (Foto: Reprodução / Pronatec)

Idosos com 70 anos possuem um benefício crucial da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Porém, os motoristas também contam com mais 2 viradas com nova Lei e proibição em 2024.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A CNH é um documento que deve ser utilizado obrigatoriamente pelos motoristas brasileiros. A habilitação precisa ser renovada constantemente, em prazos específicos.

A novidade é que as novas regras para a renovação da CNH varia de acordo com a idade do motorista. De acordo com informações do portal UOL, quem tem acima de 70 anos pode renovar a habilitação a cada 3 anos.

Em abril de 2021, entraram em vigor as novas regras para renovação da CNH, a partir da Lei Nº 14.071/2020, que altera a Lei anterior Nº 9.503/1997.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A renovação da CNH precisa ser feita, no máximo, até 30 dias após o vencimento do documento. Basta procurar o Detran do seu estado para dar início ao processo.

Veja também

Idosos tem menos tempo para realizar a renovação da CNH (Reprodução: Internet)
Idosos tem menos tempo para realizar a renovação da CNH (Foto: Reprodução / Detran)

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou nesta semana mudanças na CNH. A partir de agora, será permitida a utilização de fotos com vestimentas que cubram a cabeça ou parte do rosto em fotos de documentos oficiais.

Essa nova Lei garante vestimentas como a utilização de véus e hábitos por motivos religiosos ou em caso de tratamento clínico que tenha provocado a queda de cabelos.

Também foi mantida a obrigatoriedade de que face, testa e queixo fiquem visíveis na foto. A medida já está em vigor para quem tirar sua primeira CNH, assim como casos de renovação do documento.

Nova lei da CNH (Foto: Reprodução/Internet)
Nova lei da CNH (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL OUTRA GRANDE MUDANÇA DA CNH QUE AFETARÁ OS MOTORISTAS?

Outra grande virada dos motoristas em 2024 é sobre a prorrogação para a realização de exame toxicológico.

O exame periódico é obrigatório para motoristas das categorias C, D e E. O prazo havia terminado no dia 28 de dezembro de 2023.

“Para não prejudicar motoristas de boa-fé, decidimos oferecer mais esse período de regularização, que acreditamos ser o suficiente para extinguir essa demanda”, informa o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Conforme o texto, assinado pelo Ministro dos Transportes e presidente do Contran, Renan Filho, condutores das categorias C, D e E que ainda não regularizaram a situação deverão fazê-lo, de forma escalonada.

Exame Toxicológico identifica a presença de drogas no corpo (Reprodução: Internet)
Exame Toxicológico identifica a presença de drogas no corpo (Foto: Reprodução / Canva)

Os períodos de regularização levarão em conta o mês de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de acordo com informações do portal GOV:

  • Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho terão até 31 de março de 2024 para realizar o exame toxicológico;
  • Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro terão até 30 de abril de 2024 para realizar o exame toxicológico;

Por fim, os motoristas que não realizarem o exame poderão levar multa de R$ 1.467,35. A infração é gravíssima e o motorista perde sete pontos na CNH.

Uber
Motoristas no trânsito (Foto: Reprodução / Agência Brasil)

COMO TER A HABILITAÇÃO DIGITAL?

Para acessar a CNH Digital, basta baixar o aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’, com o acesso sendo feito através da conta de Acesso Único da Administração Pública Federal – Gov.br e informar o CPF.

🚨 "Revolta" de Serginho Groisman por causa de Davi + Global dá calote em garoto de progr@m# + Eliana nas manhãs da Globo     

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA