Agora

Agora

Pelo de rato: A marca de farinha PROIBIDA pela Anvisa, barrada em mercados e situação HOJE (26)

A marca de farinha PROIBIDA pela Anvisa e barrada em mercados (Reprodução/Montagem TV Foco)
A marca de farinha PROIBIDA pela Anvisa e barrada em mercados (Reprodução/Montagem TV Foco)

A marca de farinha proibida pela Anvisa, barrada em mercados e situação hoje (26)

Famosa marca de farinha muito conhecida e consumida por milhares de cidadãos brasileiros foi proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e barrada nas prateleiras dos mercados, por motivos surpreendentes.

De acordo com resultados de teste de segurança alimentar divulgados pela associação de defesa do consumidor, a Proteste, foi encontrado quantidades de matérias estranhas, como fragmentos de insetos e roedores, superiores à permitida por lei, em uma marca de farinha muito conhecida.

Trata-se, portanto, da marca Sol, que está a mais de 100 anos no mercado e é fabricada pela empresa J.Macêdo, muito consumida por inúmeros brasileiros. No entanto, a vigilância sanitária detectou substâncias proibidas em seus produtos.

Segundo comunicado da Anvisa, foram encontrados 25 fragmentos de insetos e um pelo de rato. Apesar de a quantidade de insetos estar dentro da lei determinada pela regulamentação, pelos de roedores não são permitidos nesses produtos. A agência autoriza um pelo de roedor para cada 100 gramas de produtos de tomate, por exemplo, mas esse regulamento não se aplica à farinha de trigo.

Na época, a Proteste exigiu dos órgãos fiscalizadores que os produtos em desacordo com a norma fossem retirados do mercado e pediu uma revisão na Resolução 14 da Anvisa, considerada “excessivamente complacente”.

Veja também

Desse modo, a J.Macêdo, fabricante da farinha de trigo Sol, se pronunciou: “A J.Macêdo, fabricante da farinha de trigo Sol, tem laudos de laboratório credenciado pela ANVISA (anexos) que atestam não ter sido identificada nenhuma inconformidade no mês de produção indicado pelo número parcial de lote divulgado pela Proteste. O mesmo vale para os meses anteriores e posteriores ao fato, no que se refere à presença de materiais estranhos. A J.Macêdo tem contraprovas dos lotes de produção e já os submeteu a exame em laboratório externo credenciado pela ANVISA, a fim de resguardar e dar a seus consumidores a garantia de seu rigor em relação aos seus procedimentos de fabricação”.

A marca continua produzindo os produtos?

Atualmente, a Sol regularizou todos os seus produtos e não teve novos problemas com a Anvisa nos últimos anos.

Farinha de trigo Sol (Reprodução/Internet)
Farinha de trigo Sol (Reprodução/Internet)
Marca Sol (Reprodução/Internet)
Marca Sol (Reprodução/Internet)
Farinha (Reprodução/Internet)
Farinha (Reprodução/Internet)

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Luiza Lefundes

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.