EITA

Restos de ratos e insetos: A proibição contra marca alimentícia por nojeira e o decreto geral da ANVISA em 2024


A proibição da Anisa contra marca alimentícia por nojeira (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa proíbe marca alimentícia devido a restos de ratos e insetos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), indiscutivelmente, é um dos órgãos mais importantes quando o assunto se trata de qualidade dos produtos. Afinal, todos desejam levar para casa itens que não causem qualquer efeito negativo.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Pensando no bem-estar da população e com o intuito de promover a segurança, a autarquia entra em cena e possui a liberdade de fazer algumas proibições e até mesmo interdições. Dessa vez, vamos falar sobre a proibição da Anvisa sobre uma marca alimentícia devido à nojeira em seus produtos.

Segundo o portal ‘R7’, em julho de 2022, a Anvisa proibiu a comercialização e distribuição da canela moída da marca Pirata e determinou o recolhimento de um lote do produto após constatar a presença de fragmentos de insetos e de pelo de rato.

Canela moída - produto pirata - Vilma Alimentos - (Foto: Reprodução/ Internet)
Canela moída – produto pirata – Vilma Alimentos – (Foto: Reprodução/ Internet)

A decisão da retirada dos produtos foi tomada após a Vilma Alimentos, empresa responsável pela produção do alimento, enviar um comunicado de recolhimento voluntário. E após o caso, a Anvisa publicou um decreto geral.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


De acordo com decisão publicada no Diário Oficial da União na época, a Anvisa afirmou que, após a análise da Fundação Ezequiel Dias (FUNED/MG), confirmando a presença de fragmentos de insetos e pelo de ratos, ambos acima dos limites tolerados, o produto foi tirado de circulação.

Veja também

No texto, a agência ressalta que as substâncias foram encontradas em tubos de 40g do lote 549534ZS, com validade em 14/06/2023. Os fragmentos infringem o inciso IV do art. 48 do Decreto-Lei nº 986 e art. 4º, 5º e 6º da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 623.

Anvisa (Foto: Reprodução / Internet)
Anvisa (Foto: Reprodução / Internet)

Vale ressaltar que a proibição foi apenas do lote citado, tirado de circulação na época. A empresa alimentícia tomou as providências e foi liberada após os problemas, e seguem em funcionamento até hoje.

Pode ter fragmentos de insetos nos alimentos?

A legislação brasileira tolera a presença de areia, pelos de rato e até fragmentos de insetos nos alimentos industrializados. No entanto, há uma regulamentação que determina um limite, considerado inofensivo, para esse tipo de material.

🚨 Bonner é jogado em navio para fugir de 'linchamento' + Globo castiga Huck + Jojo é detonada      

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br