ALERTA

Risco de câncer e diarreia: A proibição da Anvisa contra 4 marcas de água e alerta sobre refrigerante


Anvisa fez proibição contra marca de água e faz alerta sobre refrigerante (Foto: Reprodução/ Internet)

Proibição envolvendo marcas de água e alerta sobre o consumo de refrigerantes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Dessa vez, falaremos sobre uma autuação do órgão contra 4 marcas de água e um alerta envolvendo o consumo de refrigerantes.

Conforme divulgado pelo portal G1, em 14 de junho de 2023, a Anvisa bateu o martelo e decidiu o recolhimento de marcas de água como: Carrefour, Qualitá, Attiva e Águas Raras. O motivo da retirada dos produtos do mercado se deu por colocarem em risco a vida dos clientes.

De acordo com Vigilância Sanitária de SC, todas as águas das marcas mencionadas são provenientes das fontes Bananal e Bananal 1. Isso levanta a possibilidade de um problema de contaminação na própria fonte, apesar de investigações adicionais serem necessárias para confirmar tal hipótese.

Empresas de comercialização de água como Carrefour, Qualitá, Attiva e Águas Raras; tiveram ordem estabelecida pela Anvisa sobre a retirada dos produtos - (Foto: Reprodução / Internet)
Carrefour, Qualitá, Attiva e Águas Raras barradas pela Anvisa – (Foto: Reprodução / Internet)

Ainda por meio do comunicado feito pela Anvisa, foram encontrados Coliformes Totais, Escherichia Coli e Enterococcus em todos os produtos citados na investigação. Essas bactérias, quando presentes em níveis elevados em alimentos, indicam contaminação fecal e podem causar problemas gastrointestinais, como diarreia e cólicas.


Pronunciamento:

Ao procurar o posicionamento das empresas responsáveis pelo envasamento das águas não foram encontradas nenhuma nota oficial a respeito do caso e muito menos manifestações.

Veja também

Situação atual:

Ao procurar pelas marcas nos principais sites de pesquisa, elas continuam sendo comercializadas normalmente. Assim, nota-se que a situação já foi controlada e as empresas seguem em atividade.

Anvisa proibiu a venda de água de algumas empresas famosas - (Foto: Reprodução / internet)
Anvisa proibiu a venda de água de algumas empresas famosas – (Foto: Reprodução / internet)

Alerta sobre o uso de refrigerantes:

O alerta sobre o potencial risco de câncer relacionado ao consumo de adoçante artificias, especialmente o ciclamato de sódio, tem sido motivos de discussões e polêmicas no Brasil, conforme indicado por um estudo do Instituto Nacional do Câncer.

A substância, utilizada para adoçar alimentos e bebidas de baixa caloria, como os refrigerantes zero, já foi proibida em diversos países, incluindo os Estados Unidos, Inglaterra e Venezuela.

Apesar das polêmicas e das proibições no exterior, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil mantém o controle do uso do ciclamato de sódio, estabelecendo limitações de concentração.

Por outro lado, o aspartame, outro adoçante amplamente utilizado, foi apontado como possivelmente cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As informações são do portal TechTudo.

O que a Anvisa fiscaliza?

Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.

🚨 Davi com outra perde marca de 10 mi + Tadeu Schmidt anuncia 'desligamento' + Ana Maria tem novo programa     

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA