MARTELO BATIDO!

Diarreia e risco de câncer: A proibição da ANVISA e decreto final contra 4 marcas de refrigerante e água


A proibição da ANVISA e decreto final contra 4 marcas de refrigerante e água - (Foto: Reprodução / Internet)

O órgão definiu a retirada urgente de produtos das prateleiras dos mercados

A Anvisa possui um papel crucial para com a sociedade brasileira. O órgão, visa a segurança e o bem estar de todos quando o assunto se trata de produtos alimentícios que coloquem em risco a saúde do consumidor. Portanto, dessa vez, falaremos sobre a interdição do órgão contra 4 marcas de água e refrigerante.

Conforme divulgado pelo portal G1, em 14 de junho de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária bateu o martelo e decidiu o recolhimento de marcas de água como: Carrefour, Qualitá, Attiva e Águas Raras.

O motivo da retirada dos produtos do mercado se deu por colocarem em risco a vida dos clientes. As empresas responsáveis pela comercialização da mercadoria utilizam-se das fontes Bananal e Bananal 1, que possivelmente apresentam contaminação.

Empresas de comercialização de água como Carrefour,  Qualitá, Attiva e Águas Raras; tiveram ordem estabelecida pela Anvisa sobre a retirada dos produtos - (Foto: Reprodução / Internet)
Carrefour, Qualitá, Attiva e Águas Raras, tiveram ordem estabelecida pela Anvisa da retirada dos produtos – (Foto: Reprodução / Internet)

Além disso, conforme apresentado pela Anvisa, foram detectados Coliformes Totais, Escherichia Coli e Enterococcus em todos os produtos que passaram pela investigação.


As bactérias encontradas, quando presentes de forma elevada em produtos de alimentação, podem apresentar contaminação fecal. Na ocasião em que isso acontece, resulta ao ser humano diarreia e vômito, podendo em alguns casos, evoluir de forma mais séria.

Veja também

A partir disso, as empresas e supermercados trabalharam em conjunto com a Anvisa para adotar ações imediatas visando assegurar a segurança dos consumidores e prevenir violações sanitárias, conforme determinado pela Lei Federal nº 6437 de 20 de agosto de 1977.

IMPORTANTE

Ao procurar o posicionamento das empresas responsáveis pelo envasamento das águas não foram encontradas nenhuma nota oficial a respeito do caso e muito menos manifestações.

Todavia, ao procurar pelas marcas nos principais sites de pesquisa, elas continuam sendo comercializadas normalmente. Assim, nota-se que a situação já foi controlada e as empresas seguem em atividade.

Estabelecimento da ANVISA (Foto: Reprodução/ Internet)
Estabelecimento da ANVISA (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa proíbe uso de refrigerante?

O alerta sobre o potencial risco de câncer relacionado ao consumo de adoçante artificias, especialmente o ciclamato de sódio, tem sido motivos de discussões e polêmicas no Brasil, conforme indicado por um estudo do Instituto Nacional do Câncer.

Isso porque, o ciclamato de sódio, empregado para adoçar produtos alimentícios e bebidas com baixo teor calórico, como refrigerante zero, foi proibido em várias nações, incluindo Estados Unidos, Inglaterra e Venezuela.

Porém, apesar das controvérsias e proibições internacionais, a Anvisa no Brasil mantém a regulação do uso do ciclamato de sódio, impondo restrições de concentração.

Por outro lado, o aspartame, outro adoçante amplamente utilizado, foi classificado como potencialmente cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo o portal TechTudo.

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária assegura que não houve alterações no perfil de segurança do aspartame, cujo qual está acompanhando de perto os estudos científicos relacionados ao assunto.

Adoçante usado em refrigerante zero é apontado como possível cancerígeno (Foto: Reprodução/ Freepik)
Adoçante usado em refrigerante zero é apontado como possível cancerígeno (Foto: Reprodução/ Freepik)

Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS), quanto a Organização das Nações Unidas (ONU)apontam o aspartame como uma substância cancerígena.

Porém, estabelece um limite diário seguro de ingestão de 40 mg por quilograma de peso corporal. Ambas ressaltam a necessidade de mais pesquisas sobre os efeitos do aspartame no corpo humano após sua ingestão.

“O aspartame vem sendo objeto de extensa investigação, incluindo estudos experimentais, pesquisas clínicas, estudos epidemiológicos e de exposição e vigilância pós-mercado. Existe um consenso entre diversos comitês internacionais considerando o aspartame seguro, quando consumido dentro da ingestão diária aceitável”, alegaram.

A nota técnica do Instituto Nacional do Câncer (INCA), indica que o consumo diário de pequenas quantidades de ciclamato de sódio não causa um aumento no risco de câncer.

No entanto, estudos apontam que em doses prolongadas , quando combinada com outros agentes cancerígenos, podem aumentar a probabilidade de câncer em animais e humanos.

É SAUDÁVEL TOMAR COCA ZERO?

Os refrigerantes zero são considerados uma opção mais saudável quando comparado aos refrigerantes convencionais devido ao baixo teor de açúcar.

Porém, suscitam preocupações devido a inclusão de adoçantes artificiais que podem ter efeitos adversos na saúde de determinados indivíduos.

Coca-Cola zero açúcar – (Foto: Reprodução/Facebook)

🚨 Globo boicota Davi, engole cachê de todos os ex-BBBs e gera revolta + Eliana expõe Patrícia e "ataca"    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA