BOMBA!

Baratas, comida estragada e risco à saúde: Anvisa lacra restaurante popular dos shoppings e +4 que você ama

09/06/2024 às 22h35

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa lacra restaurante popular dos shoppings e +4 - (Foto: Reprodução / Internet)

O órgão vinculado ao Ministério da Saúde decretou o fechamento de restaurantes que provavelmente você conheça

A Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a proibição do órgão federal contra 5 restaurantes que provavelmente você ama ir.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A ação da Anvisa contra esses estabelecimentos se deu pela alta frequência em que as pessoas costumam ir a lugares como esses. Até porque, um dia de lazer com amigos ou família em restaurantes que possam ofertar a sua comida preferida, é sempre uma ótima opção.

É por esse motivo que a autarquia agiu de forma ordenada para garantir que esses pontos comerciais estariam em conformidade com a higienização para com seus clientes.

De acordo com o G1, em novembro de 2023, o órgão vinculado ao Ministério da Saúde, e interditou quatro restaurantes na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ao ser encontrado insetos como barata.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria foram fechados em novembro (Reprodução/Foto: G1)
Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria foram fechados em novembro (Reprodução/Foto: G1)

“A presença dos insetos foi observada nos estabelecimentos Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria”. disse a Anvisa.

Veja também

Na época, a autarquia comunicou que os restaurantes só seriam autorizados a voltarem com suas atividades normais quando provarem que conseguiram eliminar a infestação.

Comunicado do Aeroporto

Através de um comunicado, o Aeroportos Brasil Viracopos alegou que o fechamento aconteceu em uma área isolada da praça de alimentação e que sempre orienta os lojistas sobre obrigações previstas em contrato. Além disso, eles se colocaram à disposição para solucionar os problemas indicados.

“Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana. A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido”, diz o texto da nota.

Anvisa
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, tem fluxo de mais de 14 milhões de pessoas por ano (Foto: Divulgação)

Situação atualmente:

É importante destacar que o problema foi solucionado e nos dias atuais os restaurantes funcionam de forma normal, para atender as necessidades do público que circulam pelo local.

O restaurante Parmê também foi interditado

Conforme informações da CNN Brasil, o restaurante Parmê do Norte Shopping, no Cachambi, zona norte do Rio de Janeiro, também foi lacrado durante uma fiscalização.

O ocorrido aconteceu após terem sido encontrados pela Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor e da Vigilância Sanitária mais 100kg de alimentos inapropriados para o consumo, estando fora do prazo de validade ou em desacordo com as normas para armazenagem.

Na ocisão, foram encontrados frios, molhos, carnes, linguiça e camarão que eram mantidos fora de temperatura adequada e sem proteção. A mercadoria foi totalmente descartada.

Parmê do RJ (Reprodução/Internet)
Parmê do RJ (Reprodução/Internet)

O gerente do restaurante foi preso em flagrante com base na Lei dos Crimes Contra as Relações de Consumo. A pena varia de 2 a 5 anos de prisão.

O portal CNN, na época, solicitou o posicionamento da rede de restaurantes, mas não obteve respostas. Vale frisar que o Norte Shopping anunciou que contribuiu a operação da Anvisa. No tempo do ocorrido, a Parmê não se pronunciou sobre o acontecimento, todavia, o TV FOCO deixa o espaço em aberto para algum esclarecimento da empresa.

Situação atualmente:

O restaurante voltou a funcionar normalmente. Isso só mostra que eles cumpriram as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Qual a função da Anvisa?

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. A Anvisa também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

🚨 Didi na Globo + Ana Maria explode em indireta contra Global + Funcionária de Davi DETONA ele e irmã 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.