Anvisa tira marcas de circulação por contaminação com pelo de ratos
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. Vale lembrar que a fiscalização pode ser feita em vários ambientes.
A Agência, que tem autonomia de apreender, recolher, proibir e a suspender armazenamento, comercialização e distribuição do produto, ou serviço, proibiu a venda após contaminação com pelo de rato em 4 de molhos de tomate que foram tiradas de circulação.
Segundo informações do portal ‘Uol’, no ano de 2016, a Anvisa, proibiu a comercialização e a distribuição de 3 lotes de extrato de tomate. Sendo das marcas Aro e Elefante, além de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola. Essas que tiveram a venda proibida após a confirmação de contaminação com pelo de roedores.

Após laudos detectarem matéria estranha indicativa de risco à saúde humana, como pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente, a Anvisa fez com que as empresas recolhessem os estoques dos produtos existentes no mercado. Esses produtos tiveram as vendas proibidas até a regularização dos mesmos.
As decisões da Agência foram publicadas em resoluções no Diário Oficial da União (DOU) na época, com especificações sobre os lotes e as válidades dos produtos identificados pela ANVISA: “[..] trata do molho de tomate tradicional Pomarola lote 030903 e validade 31/08/2017 e também do extrato de tomate Elefante lote 032502 e validade 18/08/2017”, explicou a resolução exposta no DOU na época. É importante dizer que essas marcas já estão regularizadas e seus produtos seguem sendo comercializados no mercado atualmente.
Veja também

Mais R$ 600 na aposentadoria: Benefício recente do INSS está sendo pago e você pode ter direito ao extra

R$ 392 extras, vale gás e anúncio de novo valor mínimo: Bolsa Família de 2024 deixa os beneficiários em festa

14º salário do INSS a aposentados: A situação atualizada sobre aprovação, valor do benefício e o que diz Lula

É importante ressaltar que os produtos contaminados já foram tirados de circulação e se referiam somente aos lotes mencionados nesta matéria, cujo os prazos de validade já foram excedidos.
É permitido pelos de rato na comida?
Com isso, quem determina este limite é o RDC-14, um conjunto de leis criado em 2014 que determina quanta “sujeira” é aceita num alimento sem que isso cause problemas de saúde para o consumidor.
VÍDEO YOUTUBE: 3 contratações bombásticas do SBT + Advogado de Alexandre Correia humilha Ana Hickmann + Demissão de Fátima Bernardes