Chocou

Carne moída, azeite e pimenta: ANVISA decreta 3 proibições de marcas populares de mercados por risco FATAL

03/06/2024 às 9h55

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Anvisa com proibição em carne, azeite e pimenta que chocou (Reprodução: Montagem TV Foco)

A Anvisa teve que proibir, nos últimos anos, 3 marcas famosas, envolvendo carne moída, pimenta e azeite

A Anvisa decretou nos últimos meses a proibição de 3 marcas populares, incluindo carne moída, azeite e pimenta. Uma delas contou com a presença de uma substância que pode ser fatal e todos os consumidores precisam estar atentos nas recomendações.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda. Quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.

Carne Moída

No dia 15 de março de 2024, de acordo com o portal do Governo de São Paulo, a Anvisa determinou o recolhimento da Carne Moída Congelada de Bovino, da marca Supremo Carnes. O lote em específico é o 220224, com produção 22/02/2024 e prazo de validade 21/02/2025.

Segundo a vigilância, a medida se deu por conta de um resultado insatisfatório em relação a presença acima dos limites estabelecidos no padrão microbiológico. Assim, a empresa realizou o recolhimento voluntário do lote que apresentou esse problema.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Vale ressaltar que somente esse lote em específico acabou afetado pelo problema e já está recolhido dos supermercados. Portanto, qualquer outro produto da marca pode comercializar e consumir sem problema algum. A empresa se limitou a comentar somente sobre o recolhimento voluntário.

Veja também

Supremo fez o recolhimento voluntário do lote (Reprodução: Internet)
Supremo fez o recolhimento voluntário do lote (Reprodução: Internet)

Azeite

No dia 11 de outubro de 2023 a Anvisa também apareceu para proibir o lote n° 19227 do Azeite de Oliva Extravirgem da marca Vincenzo. Este fabricado pela empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora EPP.

A medida se deu por conta de resultado insatisfatório em relação ao índice de refração e iodo, conforme a Análise Fiscal do Laboratório de Saúde Pública Noel Nutels. Como esclarecido, apenas 1 lote teve o problema identificado e todos os demais seguiram e seguem a venda normalmente.

Referente a este caso, a empresa detentora da marca não comentou nada sobre. Hoje em dia todos os produtos da marca estão disponíveis nos mercados sem problema algum.

Azeite Vicenzo está nos conformes nos dias de hoje (Reprodução: Internet)
Azeite Vicenzo está nos conformes nos dias de hoje (Reprodução: Internet)

Pimenta

Por fim, segundo o site da Anvisa, o lote da Pimenta do Reino Preta Moída, da marca Temperatta, com validade entre 25 de maio de 2025 e 03 de julho de 2025, teve a sua venda proibida. Isso porque apresentou um resultado insatisfatório.

Nele identificaram a salmonella e também presença de glutén nos lotes. Essa bactéria causa diarreias, náuseas, vômitos, cólicas, que em casos mais graves levam até mesmo à morte.

Assim como os demais, os outros produtos da marca estão em perfeitas condições e à venda para todos os clientes e em todos os supermercados. A marca também não se manifestou sobre o caso.

A pimenta estava com presenta de salmonella (Reprodução: Internet)
A pimenta estava com presenta de salmonella (Reprodução: Internet)

Quando a Anvisa foi fundada?

A Anvisa, principal responsável por realizar a averiguação de todos os produtos que chegam aos consumidores, surgiu no dia 26 de janeiro de 1999. Ela impõe diversas regras e normas que todos os estabelecimentos precisam seguir.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.