Celebridades Jair Bolsonaro TV Foco

Bolsonaro vira vilão dos quadrinhos do Batman, X-Men e Demolidor; confira como ele foi retratado

Bolsonaro na hq Cavalo de Teta (Foto: Reprodução)
Bolsonaro na hq Cavalo de Teta (Foto: Reprodução)

Bolsonaro virou inimigo dos super-heróis americanos

O presidente Jair Bolsonaro começou a ser citado como vilão em histórias em quadrinhos famosas, como Batman, X-Men e Demolidor.

Na semana passada, na hq The Dark Knight Returns, chamada “The Golden Child”., do Batman cuja edição foi escrita pelo roteirista Frank Miller e ilustrada pelo premiado artista brasileiro Rafael Grampá, Bolsonaro faz uma aparição, segundo informações do Extra.

Na publicação, ele é retratado como uma figura que promove a violência e é identificado pelo nome “JM. Bozo” em sua conta do Twitter, uma clara referência a Jair Messias. Embaixo da foto do presidente, em inglês, a mensagem que teria sido tuitada pelo Bolsonaro. “Se dependesse de mim, todo cidadão de bem teria uma arma de fogo em sua residência”, diz a fala dele no quadrinho do Batman.

Além disso, em janeiro a história em quadrinhos do Demolidor trouxe outra suposta referência ao Presidente. Em uma das páginas, ao retratar uma manifestação a favor de um político populista, há um cartaz dizendo “Fisk mito”, em relação ao novo prefeito de Nova York, Wilson Fisk. A versão americana traz o termo “Fisk rules” (algo como “Fisk manda”), contudo foi traduzida pelo brasileiro Paulo França com o termo “mito”, usada pelos seguidores do Bolsonaro, como informa o Extra.

Outra semelhança é que Wilson Fisk se elegeu com uma plataforma populista, espalhando notícias falsas para os seus eleitores. Fisk é inimigo do Demolidor. Em setembro, a hq do X-Men colocou o governo brasileiro como inimigo, na revista “House of X”, escrita por Jonathan Hickman. Na trama, o Brasil é retratado como um dos países que rejeitaram ter relações diplomáticas com os mutantes, votando contra a criação do estado no qual os X-Men seria isolados, algo como o Apartheid. Além do Brasil, outros países, como Rússia, Irã, Coreia do Norte e Venezuela, não aceitam o acordo e são mostrados como contra os mutantes.

Bolsonaro na HQ do Batman (Foto: Reprodução)
Bolsonaro na HQ do Batman (Foto: Reprodução)

Fora essas revistas publicadas, em agosto, David Loyd, o coautor de “V de Vingança”, clássico dos quadrinhos que se tornou filme em 2005, esteve no Brasil em um evento e disse que o governo de Bolsonaro tem paralelo com a sua trama. Ele disse que estava ouvindo “coisas nada boas” sobre o presidente atual. V de Vingança retrata um futuro distópico em que o Reino Unido é comandado por um governo neofascista que persegue as minorias.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Vinícius Vieira

Analista de televisão há mais de 10 anos, Vinícius Vieira é redator e escreve sobre o assunto há pelo menos 6 anos e é um apaixonado pelo assunto, principalmente a TV aberta. Contato e profissional: vinicarvalhocontato@outlook.com