Pantanal

NovelasPantanal

‘Prostituição e choque de realidade tornam Filó um ego evoluído’, diz Dira Paes que assume a personagem na segunda fase de Pantanal

Dira Paes substitui Leticia Salles no papel de Filó na segunda fase de 'Pantanal', novela da Globo (Foto: Reprodução / Globo)
Dira Paes substitui Leticia Salles no papel de Filó na segunda fase de ‘Pantanal’, novela da Globo (Foto: Reprodução / Globo)

“Pantanal”, terá uma passagem de tempo de 20 anos.

A partir do capítulo de terça-feira (12), Leticia Salles sai de cena para o público ver sua personagem, Filó, madura após a passagem de 20 anos e Dira Paes assume o papel em “Pantanal”.

A nova intérprete da mulher apaixonada e devotada por José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira), a defende por não enxergar o amor como um conto de fadas. “Prostituição e choque de realidade tornaram Filó um ego evoluído“, diz Dira Paes que chega com tudo em “Pantanal”.

SAIBA MAIS! Pantanal estreia segunda fase com romances, mulher-onça e atritos: O que esperar do remake?

A atriz da Globo revelou em entrevista para o Notícias da TV, que precisou entender como a passagem de tempo afeta a personagem construída por Leticia Salles em sua primeira fase, onde no passado ela se envolveu com o protagonista de “Pantanal”, onde também conviveu em um universo machista. Para Dira Paes, a personagem do folhetim de Bruno Luperi é uma mulher autossuficiente.

A fragilidade de Filó será perceptível na relação com o filho e não no amor por José Leôncio. “Eles têm uma relação meio moderna, porque já têm quartos separados. Ela tem liberdade total com ele. Eu acho que ele tem uma comunicação, que é de olhar e tem uma interdependência também”, comentou a atriz sobre a relação da empregada e o fazendeiro.

Veja também

Marcos Palmeiras e Dira Paes voltarão a contracenar no remake de pantanal (Reprodução Globo)
Marcos Palmeiras e Dira Paes contracenarão em ‘Pantanal’ (Foto: Reprodução / Globo)

SEM RECONHECIMENTO

A atriz da Globo destaca que depender de alguma forma da outra pessoa para se sentir completa, é uma interdependência bem de casal. Porém, Dira Paes ainda vê essa mulher como uma metáfora criada por Benedito Ruy Barbosa em sua versão original exibida pela extinta TV Manchete em 1990.

“Ela é um filó mesmo. É um filó que, sem você perceber, está ali te protegendo das coisas. Ela é essa redinha que você não percebe, ela não quer reconhecimento”, explica a intérprete de Filó.

“A Filó tem um ego muito evoluído como se fosse uma mulher analisada, psicanaliticamente falando, ela tem uma autoanálise muito madura. Então, ela faz parte desse lugar da mulher. Da mulher que tem uma consciência. Ela não precisa do reconhecimento alheio para se sentir forte, para se sentir segura e para se sentir dona de si mesma”, disse Dira Paes.

Dira Paes será Filó
Dira Paes como Filó no remake da Globo (Foto: Reprodução / Globo)

ATRIZ DA PRIMEIRA FASE DE ‘PANTANAL’ CHAMOU ATENÇÃO

Estreante em novelas, a beleza de Leticia Salles chamou bastante a atenção do público durante as duas primeiras semanas de exibição do remake de Bruno Luperi, mas, desde as cenas iniciais a personagem, ela também se mostrou maternal e carismática. Não se viu na novela, Filó sendo vítima de preconceito por ter sido uma mulher que se prostituía antes de engravidar do filho de Joventino (Irandhir Santos).

A Filó é uma personagem que coloca à tona uma das possibilidades que existem por trás de uma mulher que se entrega à vida na prostituição por não ter oportunidades, mas ainda sim é esperançosa.

“Ela é resgatada por um encantamento. Um encantamento de um jovem por uma mulher da currutela. E eu já vi isso acontecer, muitos homens se apaixonarem por mulheres da currutela. Mas, na novela, acaba que vem outra paixão para o Zé Leôncio, e isso atravessa o conto de fadas da Filó e a faz ter os dois pés no chão. A Filó é muito realista”, explicou Dira Paes.

Ao ver Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) se tornar esposa do protagonista de “Pantanal”, e ter de conviver com a sua rival e tratá-la como patroa, foi um grande choque de realidade para a personagem da novela das nove da Globo.

“Agora, como todos os personagens do Benedito, ela tem um revés, ela tem esse passado, ela tem esse filho… Eu ainda estou descobrindo, estou me permitindo essa descoberta do por que a Filó faz disso [a paternidade de Tadeu] um mistério tão grande”, concluiu Dira Paes. Na novela, Filó revela para José Leôncio que ele é o pai do menino, mas essa história continuará sendo mantida em sigilo para os outros personagens de “Pantanal”.

Letícia Salles e Dira Paes dividem o personagem Filó em 'Pantanal' (Foto: Reprodução / Globo)
Letícia Salles e Dira Paes dividem a personagem Filó em ‘Pantanal’ (Foto: Reprodução / Globo)

VÍDEO YOUTUBE: Sandra Annenberg assume lugar de Ana Maria + Vício de Eduardo Costa

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários