Celebridades

Domingão do Faustão comemora 30 anos e apresentador é demitido ao vivo: “Você está na rua”

Domingão do Faustão lançou o quadro Engano que eu Gosto (Foto: Reprodução / Globo)

Há 30 anos, o Domingão do Faustão estreava na TV Globo. Histórias contadas, artistas homenageados e carreiras relembradas. Ao longo das décadas, Fausto Silva emocionou e divertiu o público com seus quadros, tributos e cacetadas. Quando o Domingão completou 5 anos, o ex-diretor da TV Globo, Boni, mandou um recado de admiração e carinho para Faustão. “Acho que a demissão chegou”, brincou o apresentador. “Você está na rua”, disse o empresário, que completou: “Na rua para ficar mais 50 anos aí”. O Gshow relembrou a carreira de Faustão durante esses 30 anos.

Ana Maria Braga constrange Faustão ao vivo na Globo e faz exigência após participar do Domingão

A Globo viu em um jornalista esportivo o sucessor de Chacrinha nos programas de auditório. Parece loucura, mas deu muito certo. Fausto Silva, ex-repórter de campo, é o dono dos domingos da TV ao lado do tradicional Silvio Santos (SBT) com o “Domingão do Faustão”, que hoje comemora 30 anos de sua estreia. Fausto virou Faustão no “Domingão”, mas já incomodava a concorrência (e a ditadura militar, que censurava seus palavrões) no “Perdidos na Noite”, seu primeiro programa de auditório na TV.

Levado para a Gazeta pelo jornalista Goulart de Andrade (1933-2016), o apresentador migrou rapidamente para a Record e ganhou projeção nacional na Band. Meses após a morte de Chacrinha (1917-1988), Fausto Silva foi contratado pela Globo. Durante três décadas, Faustão enfrentou gigantes como o próprio Silvio e travou uma das maiores “guerras” pela audiência com Gugu Liberato (SBT).

Com medo da baixa audiência, Globo se reinventa e lança novo quadro no Domingão do Faustão

Casos como “Latininho” e “sushi erótico” geraram crises no programa, e o apresentador decidiu dar um basta na apelação. Com o tempo, ele viu a concorrência cair enquanto seu “Domingão” reinava na TV. Mas, para Fausto, a disputa nunca termina. “É um desafio toda semana, com o lema de ‘insatisfação permanente e renovação constante’, pois vem de uma atração segmentada, que é o futebol, e com o objetivo de conquistar público em todas as idades e estilos. Emoção, humor, informação, curiosidades, prestação de serviço público, música de todo tipo ou gênero são os ingredientes”, explica Fausto Silva.

Após alfinetada de Faustão, Tony Ramos sai em defesa de Bolsonaro e clima fecha na Globo

Ao longo de todo esse tempo, se tornou parte importante na vida dos artistas que passaram pelo programa e dos telespectadores que o acompanham semanalmente na televisão.

Ana Maria Braga e Faustão (Foto: Reprodução/Globo)
Ana Maria Braga e Faustão (Foto: Reprodução/Globo)

Nesta segunda (25), Ana Maria fez um convite formal para que Fausto Silva participe do Mais Você. Amiga do apresentador, ela foi ao Domingão do Faustão no domingo (24), e se emocionou no palco. Ana Maria o agradeceu e disse que quer Fausto novamente em seu programa. “Já combinei com sua mulher. Já que eu comemorei seus 30 [anos na Globo], você vem comemorar meus 20. Não é uma boa ideia?”, brincou.

+Diretor da Globo revela que copiou as falas de Silvio Santos para Faustão derrotar o SBT

+Na Globo, homem implora emprego para Ana Maria Braga, que realiza sonho de desempregado e choca com atitude

Gosta das notícias publicadas aqui por Nayara Bolognesi? Siga ela no Instagram: clicando aqui

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Nayara Bolognesi