Inacreditável!

Falência confirmada pela Globo: O fim de empresa GIGANTESCA e centenária em meio à dívidas bilionárias


Empresa centenária entra em falência e situação foi noticiada pela Globo (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

A confirmação de falência, noticiada pela Globo, de um importante nome no setor de transporte que viu tudo ruir após 100 anos de existência

E o G1, portal de notícias da Globo, em agosto de 2023, mais precisamente no dia 07 de agosto, noticiou um falência de uma empresa extremamente tradicional que deixou a todos de queixo caído.

Estamos falando da Yellow Corp, uma centenária empresa norte americana muito forte no segmento de transportes rodoviários.

Infelizmente essa gigante entrou com um pedido de falência no dia 06 de agosto após enfrentar um cenário crítico e adverso. Ainda de acordo com o portal da Globo, a empresa aderiu ao Capítulo 11.

Pra quem não sabe, esse Capítulo, se trata de uma regra norte-americana que permite a empresa, com dificuldades financeiras, a continuar funcionando normalmente, dando-lhe um tempo para chegar a um acordo com os credores.

Exatamente como funciona a nossa “recuperação judicial” no Brasil quando uma empresa declara falência.

Veja também

Inacreditável

A queda da  Yellow (anteriormente conhecida como YRC Worldwide Inc) chega a ser inacreditável, afinal de contas, ela é considerada uma das maiores transportadoras de cargas dos EUA.

Nos últimos anos, ela chegou a aumentar os preços do transporte para tentar suprir com os custos ao surgir as novas empresas que visavam competir com a gigante.

Em nota, o Ceo da Yellow, Darren Hawkins, emitiu um comunicado divulgado ao mercado aonde ele expressa todo o sentimento diante da queda:

“É com profunda decepção que a Yellow anuncia que está fechando após quase 100 anos no mercado”  

Fora isso ele destacou que por gerações, a Yellow forneceu a centenas de milhares de americanos empregos sólidos e bem remunerados e carreiras gratificantes.

Cenário crítico

Segundo o G1, o pedido de falência lista ativos e passivos da empresa estavam estimados entre  US$ 1 bilhão contra US$ 10 bilhões, tendo mais de  100 mil credores.

Vale mencionar que essa informação veio em primeira mão através do jornal Wall Street Journal. No ano 2020, ainda sob o governo Trump, o Departamento do Tesouro Americano chegou a conceder à empresa um empréstimo de US$ 700 milhões para a era da pandemia por motivos de segurança nacional.

Porém, o dinheiro acabou não sendo suficiente  para arcar com as dívidas.

Os Teamsters*, que representavam os 22 mil trabalhadores sindicalizados da Yellow, disseram que a empresa demitiu centenas de funcionários não sindicalizados nas últimas semanas.

A empresa, com sede em Nashville, Tennessee, tinha só em julho 30 mil funcionários nos Estados Unidos.

*Sindicato nos Estados Unidos e Canadá. Formado em 1903 pela fusão de várias organizações locais e regionais de caminhoneiros, a união agora representa uma diversa coletividade de trabalhadores manuais e outros profissionais tanto públicos quanto privados.

As ações do Yellow caíram mais de 40% desde o dia 03 de agosto de 2023, quando a notícia de que a companhia poderia entrar com pedido de falência veio à público pela primeira vez.

De acordo com o portal Investing, esse pode ser considerado o maior  colapso em termos de receita e empregos para o inconstante setor de caminhões dos Estados Unidos, embora os clientes digam que as interrupções deveriam ser limitadas.

Em que situação a empresa se encontra agora?

De acordo com a Fox Business, a Old Dominion Freight Line, com sede em Thomasville, Carolina do Norte, apresentou uma oferta de US$ 1,5 bilhão para comprar as participações norte-americanas da falida Yellow.

O Wall Street Journal informou que a oferta do Old Dominion chega a quase US $ 200 milhões a mais do que uma oferta apresentada pela Estes Express Lines, com sede em Richmond, Virgínia, e desencadearia um possível leilão supervisionado pelo tribunal.

Se as propriedades atingirem os valores propostos, o vencedor obterá uma rede de 169 terminais de caminhões e o Yellow obterá mais do que o dinheiro necessário para pagar os empréstimos contraídos antes do arquivamento do capítulo 11.

A empresa ainda disse que ainda planeja pagar integralmente o resgate, apesar de quase 100.000 credores e US$ 1,3 bilhão em pagamentos de dívidas com vencimento em 2024.

Porém, de acordo com a Reuters, no dia 13 de setembro de 2023, a empresa Estes Express apresentou uma oferta revisada de stalking horse* no valor de 1,525 bilhão de dólares em dinheiro para os centros de remessa falidos da Yellow Corp.

*De acordo com o portal Migalhas, o stalking horse se configura quando a empresa em insolvência escolhe, entre os possíveis compradores, quem fará a primeira oferta pelos seus ativos. Assim, o stalking horse vai determinar uma oferta base, para que os demais possíveis compradores não possam ofertar valores abaixo.

Segundo a  Yellow essa nova oferta de Estes é a melhor e superior à oferta de US$ 1,5 bilhão da Old Dominion Freight Line Inc, como mencionamos acima.

No documento, a Yellow alegou que cerca de 540 potenciais compradores dos ativos contataram a empresa até o momento, e o consultor de falências Ducera Partners e 307 assinaram acordos de confidencialidade para avaliar os ativos.

Vale dizer que ainda NÃO SE TEM nenhuma atualização sobre o caso, se a empresa foi ou não arrematada por essas empresas.

 

Old Dominion Freight Line fez uma oferta bilionária pelas participações da falida Yellow (Foto Reprodução/Internet)
A Old Dominion Freight Line fez uma oferta bilionária pelas participações da falida Yellow (Foto Reprodução/Internet)

🚨 Desmascarado? Mani DETONA recado amargo após fim com Davi + Lo Prete leva RASTEIRA na Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.