FIM DE UMA ERA!

Afundada em dívidas, demissão e falência decretada: Empresa tradicional pede seu próprio fim após 100 anos


Empresa gigante tem falência decretada e deixa milhares de funcionários na rua (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Uma GIGANTE empresa tradicional acaba de ter a falência decretada, após 100 anos de atividades

E uma centenária empresa, extremamente relevante no meio dos transportes, chega ao fundo do poço e tem a falência decretada.

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Estamos falando da Yellow Corp, uma  tradicional e centenária empresa norte americana, do segmento de transportes rodoviários, que infelizmente pediu pelo seu próprio fim ao solicitar pela falência no dia 06 de agosto de 2023.

Inclusive a Yellow, anteriormente conhecida como YRC Worldwide Inc, tem uma importância tão significativa que é considerada uma das maiores transportadoras de cargas dos EUA.

Nos últimos anos, ela optou por aumentar os preços do transporte para tentar suprir  com os custos ao surgir as novas empresas que visavam competir com a gigante.

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De acordo com o G1, a empresa aderiu ao Capítulo 11, regra norte-americana que permite a empresa, com dificuldades financeiras, a continuar funcionando normalmente, dando-lhe um tempo para chegar a um acordo com os credores, mais ou menos como funciona a  “recuperação judicial” aqui no Brasil.

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Derrocada e demissão em massa

A empresa ainda está afundada em dívidas. Segundo o G1, o pedido de falência lista ativos de US$ 1 bilhão contra US$ 10 bilhões de passivos, contendo mais de 100 mil credores.

Vale mencionar que no ano 2020, ainda sob o governo Trump, o Departamento do Tesouro Americano chegou a conceder à empresa um empréstimo de US$ 700 milhões para a era da pandemia por motivos de segurança nacional.

Porém, o dinheiro acabou não sendo suficiente  para arcar com as dívidas.

Os Teamsters*, que representavam os 22 mil trabalhadores sindicalizados da Yellow, disseram que a empresa demitiu centenas de funcionários não sindicalizados nas últimas semanas.

*Sindicato nos Estados Unidos e Canadá. Formado em 1903 pela fusão de várias organizações locais e regionais de caminhoneiros, a união agora representa uma diversa coletividade de trabalhadores manuais e outros profissionais tanto públicos quanto privados.

Ainda de acordo com o G1. Mais de 30 mi funcionários foram demitidos nos Estados Unidos e voltaram à estaca zero.

Fora isso, as ações do Yellow caíram mais de 40% desde o dia 03 de Agosto de 2023, quando a notícia de que a companhia poderia entrar com pedido de falência começou a circular.

Análise de especialistas

De acordo com o portal Investing, esse pode ser considerado o maior  colapso em termos de receita e empregos para o inconstante setor de caminhões dos Estados Unidos, embora os clientes digam que as interrupções devem ser limitadas.

Segundo especialistas, em entrevistas concedidas ao New York Times, a atual situação da Yellow preocupa os investidores sobre os novos rumos da economia dos EUA. Isso porque a empresa tem uma grande participação no mercado norte-americano.

Vale mencionar que toda indústria de transportes dos EUA está sob pressão devido ao aumento das taxas de juros e custos mais altos de combustível. Há duas semanas, o Banco Central dos Estados Unidos aumentou os juros básicos em 0,25% ( a maior alta em 22 anos).

Os juros americanos influenciam o mercado financeiro no mundo todo. Quando eles sobem, a tendência é que os investidores retirem recursos de outros países para aplicar nos Estados Unidos porque os títulos americanos são considerados mais seguros.

Agora, a expectativa dos especialistas é que, com a posição tomada pelo Bacen dos EUA, outras empresas – além dos próprios americanos – sejam prejudicadas e a economia local fique afetada negativamente.

Declaração da empresa

Em nota, o Ceo da Yellow, Darren Hawkins, emitiu um comunicado divulgado ao mercado aonde ele expressa todo o sentimento diante da queda:

“É com profunda decepção que a Yellow anuncia que está fechando após quase 100 anos no mercado” – Declarou

Fora isso ele frisou que por gerações, a Yellow forneceu a centenas de milhares de americanos empregos sólidos e bem remunerados e carreiras gratificantes.

Vale dizer que esse pode ser considerado o maior  colapso em termos de receita e empregos para o inconstante setor de caminhões dos Estados Unidos.

Em que situação se encontra a empresa nesse exato momento?

De acordo com a Fox Business, a Old Dominion Freight Line, com sede em Thomasville, Carolina do Norte, apresentou uma oferta de US$ 1,5 bilhão para comprar as participações norte-americanas da falida Yellow, de acordo com relatórios.

O Wall Street Journal informou que a oferta do Old Dominion chega a quase US $ 200 milhões a mais do que uma oferta apresentada pela Estes Express Lines, com sede em Richmond, Virgínia, e desencadearia um possível leilão supervisionado pelo tribunal.

Se as propriedades atingirem os valores propostos, o vencedor obterá uma rede de 169 terminais de caminhões e o Yellow obterá mais do que o dinheiro necessário para pagar os empréstimos contraídos antes do arquivamento do capítulo 11.

A empresa ainda disse que ainda planeja pagar integralmente o resgate, apesar de quase 100.000 credores e US$ 1,3 bilhão em pagamentos de dívidas com vencimento em 2024.

Old Dominion Freight Line fez uma oferta bilionária pelas participações da falida Yellow (Foto Reprodução/Internet)
A Old Dominion Freight Line fez uma oferta bilionária pelas participações da falida Yellow (Foto Reprodução/Internet)

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Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.