COMO ASSIM?

Edir Macedo e família Marinho no chão: A falência de 5 emissoras de TV tão tradicionais quanto Globo e Record


Globo e Record seguem em alta, mas ainda lutam por audiência (Foto: Divulgação)

Canais de televisão chegaram com propostas inovadoras no mercado de mídia, mas acabaram não resistindo à crise

Antes da Globo e da Record, outros grandes canais dominaram a televisão brasileira. Lamentavelmente, boa parte deles não conseguiu resistir às mudanças midiáticas e acabaram encerrando as transmissões.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Mesmo em alta, a família Marinho e o bispo Edir Macedo ainda se desdobram para seguir faturando e não caírem no chão, diante da baixa da TV e do crescimento inevitável da internet. Prova disso é que, em 2021, um grupo, que parecia ser promissor nas telas, teve um triste fim.

Emissora, Loading
Promessa durante a pandemia, o canal Loading durou poucos meses no ar (Foto: Divulgação)

Para quem não acompanhou, o Loading foi lançado em dezembro de 2020, ainda durante a pandemia, prometendo séries, filmes, músicas e notícias universais sobre cultura pop. Porém, as transmissões duraram pouco tempo, sendo encerradas em maio do ano seguinte.

Falência, Rede Manchete
Rede Manchete marcou época entre o público da televisão aberta, que migrou para Globo e Record (Foto: Divulgação)

O Canal 90, do YouTube, relembrou outras emissoras que tiveram o mesmo desfecho. Algumas delas foram tão grandes quanto a Globo e a Record. Lembrada até hoje pelos mais saudosistas, a Rede Manchete marcou a vida de milhões de telespectadores e importantes artistas.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


No ar entre 1983 e 1999, a Manchete trouxe estrelas como Raul Gil, Angélica, Xuxa e Simony para a programação. Mas, as produções tinham um alto preço e acabaram se convertendo em uma crise irreversível. No fim, ela foi vendida e transformada na atual RedeTV!, que segue na grade.

Veja também

TV Rio
Sucesso no século passado, a TV Rio fechou definitivamente em 1992 (Foto: Museu da Televisão)

Já a TV Rio, fundada por João Batista do Amaral, brilhou nos anos 50 e 60, tendo o humorista Chico Anysio no elenco. Porém, na década seguinte, sob nova direção, a emissora passou a enfrentar sérios problemas financeiros e, entre algumas idas e vindas, fechou de vez em 1992.

Silvio Santos
Silvio Santos tentou emplacar a TV Copacabana, mas não teve sucesso como no SBT (Foto: Divulgação)

Agora, uma surpreendente! Além do SBT, Silvio Santos tentou emplacar a TV Copacabana, nos anos 80. Mas, ao contrário da atual emissora, não fez o mesmo sucesso. Sem audiência, o canal foi vendido para José Carlos Martinez, virando a Rede OM, que também foi extinta no Brasil.

Mix TV
Caco de Castro foi um dos apresentadores da extinta Mix TV (Foto: Divulgação)

O que aconteceu com a Mix TV?

Um dos casos mais recentes é o do canal da Rádio Mix, que tinha como principal concorrente a MTV. Assim como a rival, o foco era no público mais jovem, com música e entretenimento. Até hoje, o público se lembra dos apresentadores como Rafa Brites, Maryeva e Caco de Castro.

A estreia aconteceu em 2005, na TV aberta, trazendo diversas atrações, além dos clipes de estrelas como Beyoncé, Britney Spears e bandas nacionais. Em 2014, eles se transformaram em uma emissora da TV a cabo, mas a crise era forte e as transmissões acabaram 3 anos depois.

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br