Globo

Globo entra em crise profunda por causa do futebol, contrato bilionário vem à tona e risco de perder Copa do Mundo é real

Globo entrou na Justiça para renegociar contrato bilionário com a FIFA. (Foto: Reprodução)
Globo entrou na Justiça para renegociar contrato bilionário com a FIFA. (Foto: Reprodução)

Em crise devido à pandemia de coronavírus, a Globo entrou na justiça para renegociar contrato bilionário com a FIFA

O futebol é um dos meios mais afetados pela pandemia de coronavírus, que provocou a paralisação de vários campeonatos de futebol ao redor do mundo. E o prejuízo não cai apenas sobre os clubes de futebol, mas também sobre as emissoras, como a Globo.

Em crise, a emissora carioca precisou acionar a justiça para tentar renegociar um acordo de cerca de 600 milhões de dólares (R$ 3,1 bilhões), firmado em 2011, para transmissão de diversos eventos esportivos organizados pela FIFA entre 2015 e 2022.

+ Sikêra Jr, após chutar Record e declarar guerra contra Bonner, anuncia saída de programa na RedeTV!: “Deixa avisar”

+ Claudete Troiano tem desfecho, após passada de perna, escândalo de demissão e arrependimento brutal: “Não teria ido”

+ Moacyr Franco, após briga e rompimento com Carlos Alberto, surge no meio do mato e relembra demissão do SBT

Segundo informações da coluna Radar, da revista Veja, esse valor foi parcelado em nove vezes, restando o pagamento de três parcelas anuais de 90 milhões de dólares, e com a próxima parcela prevista para vencer no dia 30 de junho.

Em segredo, a Globo vem tentando negociar com a FIFA desde maio, projetando até uma suspensão do contrato. A Globo alega que o momento de crise econômica, somada à suspensão ou adiamento de várias competições importantes, além das incertezas em torno do futuro do futebol, tornam o pagamento desse valor inviável.

SEM COPA DO MUNDO?

O contrato atual da Globo com a FIFA engloba a Copa do Mundo de 2022, o maior evento de futebol do planeta. Como a emissora avalia o rompimento do vínculo diante dessa crise, isso poderia fazer com que o canal perca os direitos de transmissão do torneio.

Caso não haja um acordo com uma redução drástica desse valor, essa possibilidade se torna bastante real. A Globo quer rediscutir o contrato na Justiça da Suíça, o que, segundo especialistas ouvidos pela Veja, faria com que o canal tivesse grandes chances de vencer essa disputa, algo que abalaria sua forte relação com a FIFA, que se estreitou em 2006.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.