Opinião Segunda Chamada Séries TV Foco

Globo investe pesado em série dramática, Segunda Chamada, que colocará o “dedo na ferida” da educação no Brasil

Elenco da nova série da Globo, Segunda Chamada (Foto Mauricio Fidalgo/ Globo)
Elenco da nova série da Globo, Segunda Chamada (Foto Mauricio Fidalgo/ Globo)

Nova série da Globo, Segunda Chamada, mostrará como é difícil ensinar e aprender no Brasil.

Se você pensa que vida de ator se limita à estúdio com temperatura controlada, cafés, coquetéis de lançamentos e flashs de câmeras, está muito enganado.O TV Foco foi convidado para acompanhar o último dia de filmagem da próxima série da Globo, Segunda Chamada, que estreia em outubro na emissora e comprovou que não tem nada de simples em se produzir uma obra como essa.

+ Emanuelle Araújo, de Órfãos da Terra, é flagrada ao lado da filha gata e deixa público chocado: “parecem irmãs”

+ Terceira maior emissora do mundo e maior da América Latina, Globo fará homenagem a personagem de novela do SBT em sua próxima trama das 18, remake de Éramos Seis de Silvio de Abreu

+Bom Sucesso: Paloma dá conselho a Nana e deixa a rival revoltada

Ao chegar na locação da série, um antigo prédio de um colégio tradicional particular que estava desativado e abandonado, percebemos uma intensa e movimentada produção. Enquanto uma pessoa organizava a chegada dos figurantes, o restante da equipe se desdobrava para acabar de descarregar um dos cinco caminhões de equipamentos estacionados na frente ao prédio. Segunda Chamada é a nova série da Globo com coprodução com a O2 Filmes.

Próximo das 19hs da última quinta-feira, 23, os termômetros marcavam 17 graus em São Paulo, no entanto o vento e a garoa deixavam o tempo mais frio. Os atores também chegaram por volta desse mesmo horário. A ideia da Globo ao convidar alguns veículos da imprensa era justamente trazer a vivência de um set para os jornalistas. Segunda Chamada foi totalmente gravada em São Paulo onde se passa a história de personagens que decidem terminar os estudos depois de adultos. Entre eles, um motoboy que já fez escolhas erradas na vida, uma transexual que enfrentou todos os preconceitos, uma mãe que leva o bebê pequeno para assistir a aula pois não tem com quem deixar a criança e uma senhora que estuda escondida do marido.

Elenco da nova série da Globo, Segunda Chamada (Foto Mauricio Fidalgo/ Globo)
Elenco da nova série da Globo, Segunda Chamada (Foto Mauricio Fidalgo/ Globo)

Além de todas essas histórias, Segunda Chamada também contará os conflitos dos professores que se desdobram para ensinar tais alunos, em meio a um sistema educacional que não oferece estrutura adequada para a educação.

A escola escolhida como cenário, apesar de estar abandonada no momento, já foi ocupada por alunos como o apresentador Serginho Groisman. Praticamente todos os ambientes do prédio foram aproveitados, como salas de aula, sala da diretoria, banheiros e a quadra que é onde seriam rodadas as últimas sequências, do último dia de filmagem de Segunda Chamada. A diretora artística da série, Joana Jabace ensaiava as cenas que envolviam os atores Carol Duarte, Felipe Simas e Thalita Carauta.

Escola usada como locação para a série Segunda Chamada, (Mauricio Fidalgo/ Globo)
Escola usada como locação para a série Segunda Chamada, (Mauricio Fidalgo/ Globo)

Várias pessoas envolvidas na cena, enquanto Joana passava as marcações para os atores, a assistente de direção organizava os figurantes na quadra. Carol Duarte disse que está adorando sua personagem, que é bem diferente dos outros papéis que fez na Globo, como a prostituta de O Sétimo Guardião, e o Ivan de A Força do Querer que trouxe para o público a discussão sobre transexualidade. “A minha personagem se chama Solange, ela tem uma filha pequena e trabalha no trem vendendo balas”, conta Carol Duarte que continua “A coisa mais forte da Solange é a relação com a maternidade. Ela quer voltar a estudar, mas tem lidar com uma filha sozinha. É como se o mundo estivesse contra a personagem.”

Felipe Simas, em Segunda Chamada, interpretará um motoboy, Maicon pai de uma filha e casado, perde o emprego e tem que lidar com as dificuldades entre conciliar escola e família, no meio disso acaba fazendo algumas escolhas erradas: “O Maicon tem desafios que talvez, hoje sendo pai eu posso imaginar o quão difícil seja. O Felipe nunca passou por isso (em relação a educação) mas o Felipe já passou algumas noites em claro por conta de filhos chorando” conta o ator que é pai Maria e Joaquim, frutos do relacionamento com Mariana Uhlmann.

Maicon Douglas estará no elenco de Segunda Chamada,nova série da Globo( Felipe Simas )
Maicon Douglas estará no elenco de Segunda Chamada,nova série da Globo ( Felipe Simas) (Foto: Globo/Maurício Fidalgo)

Quem também participou dessa primeira sequência foi a atriz Thalita Carauta, que dará a vida a uma professora de Matemática, na nova série da Globo, Segunda Chamada. “Eliete é uma professora de Matemática que é cria da comunidade, ela conhece a maioria dos alunos, ela tem um humor mais fluido como um estado de espírito para resolver os problemas que aparecem na escola.”, disse a atriz que também confessou não ser boa com a matéria.

O bate-papo com o elenco acontecia no hall da escola, que fica próximo à Marginal Pinheiros em São Paulo. Outros atores como Debora Bloch e Caio Blat, também conversaram com a imprensa. Debora será uma professora de português, seu personagem terá um drama logo nos primeiro episódios, seu filho que também estuda na escola morrerá de forma trágica e ela terá que se afastar das salas de aula, sendo substituída pelo personagem de Caio Blat, pelo pouco que deu para entender das cenas que foram gravadas haverá uma disputa entre os dois por espaço na escola.

Solange ( Carol Duarte )estará no elenco de Segunda Chamada,nova série da Globo. (Foto: Globo/Maurício Fidalgo)

O elenco ainda conta com Paulo Gorgulho, Hermila Guedes, Silvio Guindane, Marcos Winter, José Dumont,Mariana Nunes, Nanda Costa, Arthur Aguiar e  Linn da Quebrada. O texto é da talentosa dupla, Julia Spadaccini e Carla Faour e a direção artística fica a cargo de Joana Jabace. Segunda Chamada estreia na Globo em outubro e uma segunda temporada já está pensada para o próximo ano.

Eliete ( Thalita Carauta )estará no elenco de Segunda Chamada,nova série da Globo
Eliete ( Thalita Carauta ) estará no elenco de Segunda Chamada,nova série da Globo. (Foto: Globo/Maurício Fidalgo)
A diretora artística Joana Jabace entre as autoras Julia Spadaccini e Carla Faour foto: Maurício Fidalgo)
A diretora artística Joana Jabace entre as autoras Julia Spadaccini e Carla Faour (Foto: Maurício Fidalgo)

TV Foco no Youtube

Amor de Mãe

ANÚNCIO

Conheça nosso Podcast

ANÚNCIO

site statistics