Fez História

Há 55 anos, era lançada a primeira novela da TV responsável por unir casal da Globo e virar vida de telespectador de ponta cabeça

Gloria Menezes e Tarcísio Meira, casal da Globo, estiveram na primeira novela da história da TV
Gloria Menezes e Tarcísio Meira, casal da Globo, estiveram na primeira novela da história da TV

NOVELA JUNTOU CASAL DA GLOBO QUE SEGUE JUNTO ATÉ HOJE! 

Você acredita em amor a primeira vista? Ou então em amor ao primeiro alo?

Hoje em dia até parece impossível se apaixonar pela voz de uma pessoa estranha, que esteja do outro lado do telefone. A final de contas com tanta tecnologia a gente sempre tem imagens, referências. Mas a voz é ou não sedutora? Assim como eu, tenho certeza que você já se pegou fantasiando como deve ser aquele ou aquela locutora do rádio. E tem o The Voice aí, que os jurados escolhem o candidato pela voz.

O que eu quero contar hoje, é que o Larry e a Emily se apaixonaram assim. Era 22 de julho de 1963, quando o telefone da trama de ”2-5499 Ocupado” tocou pela primeira vez na tela da TV Excelsior. Uma presa que trabalha como telefonista num presídio atende uma ligação de um homem e descobre que era engano. Pelo pouco que conversam e apenas pelas suas vozes, os dois se apaixonam sem nunca terem se visto.

Larry, advogado, nem imagina a real condição de Emily. Só pelo enredo a trama já parece bem interessante. Imagina então sabendo que o Larry era vivido pelo Tarcísio Meira, e a Emily, pela Glória Menezes.

+Há 22 anos, Globo lançava menor novela das nove da história, usava maquetes e fazia pergunta angustiante para os telespectadores

O texto original e o diretor eram argentinos, e a adaptação seguiu as normas exigidas pelos nossos hermanos. Apesar de o videotape já existir na época, a produção de 2-5499 Ocupado” era muito precária. As externas foram gravadas dentro dos estúdios da TV Excelsior, com improvisações de chuva e vento. O figurino dos personagens era arrumado pelo próprio elenco.

No início a novela era exibida apenas às segundas, quartas e sextas-feiras. Ao longo do tempo é que ela passou a ser transmitida diariamente. Mas como na época as transmissões não eram em rede, as fitas com os capítulos eram enviadas às outras capitais depois da exibição em São Paulo, pela TV Excelsior.

Entre as curiosidades mais marcantes estão a parceria entre a TV Excelsior e a marca Colgate-Palmolive. A prática comum na época, funcionava com o patrocínio dos fabricantes de cosméticos e produtos de limpeza e higiene pessoal que viabilizavam as novelas, com escalação de elencos e seleção de roteiros e diretores. As emissoras entravam com os estúdios e a parte técnica e tinham a exclusividade na exibição.

2”-5499 ocupado, foi a primeira novela a reunir o casal romântico Tarcísio Meira e Glória Menezes. Outro fato que chamou a atenção na época, foi quando um rapaz, no sul do país, precisou mudar o número do telefone dele por coincidir com o título da novela. O cara não tinha paz.

A novela é uma das mais lembradas daquela época, por ser a primeira diária da televisão brasileira, do que pela repercussão ou qualidade de produção. Foram 42 capítulos exibidos às 19h30.

Em 1999, a Record TV exibiu Louca Paixão, baseada no mesmo texto argentino, quase um remake, desta vez os protagonistas foram Maurício Mattar no papel do advogado e Karina Barum como a presidiária.

Semana que vem tem mais Fez História aqui no TV Foco.

Por Alex Sampaio / Siga nas redes sociais clicando aqui. 

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;