Colunas Fez História

Homem armado? Crise renal? Há 21 anos, Márcia Goldschmidt estreava no SBT, batia a Globo e se deparava com situações bizarras

Márcia Goldschmidt estreava no SBT e causaria uma revolução na TV com temas populares
Márcia Goldschmidt estreava no SBT e causaria uma revolução na TV com temas populares

Márcia Goldschmidt estreava no SBT e causaria uma revolução na TV com temas populares!

Tudo começou com um anúncio no jornal: “Procura-se uma mulher para ser apresentadora de TV”.  Cerca 700 mulheres atenderam ao chamado feito pelo SBT. A ideia de Silvio Santos era criar uma versão brasileira de um programa de muito sucesso na televisão americana.

Depois de muitos testes, pilotos, e a direção do próprio Sílvio Santos, estreava em 29 de Julho de 1997 o programa Márcia. A apresentadora escolhida era Márcia Goldschmidt, praticamente uma desconhecida do grande público. Márcia, que na época tinha uma agência de casamentos, apresentava um programa na Rede Mulher de Televisão, atualmente Record News, que falava de relacionamentos entre casais.

+ Justiça bate o martelo e fã de Wesley Safadão receberá indenização por danos morais

Naquela noite na tela do SBT, o telespectador encontrou um programa diferente de tudo que já havia sido apresentado nos últimos anos na televisão brasileira. Conflitos e discussões, numa linguagem popular, sobre temas polêmicos, como “Não sou obrigada a cuidar dos meus filhos” e “Você pode ficar com todas, menos com a minha mãe”, ganharam a atenção do público que logo fez Márcia ganhar da TV Globo no Ibope. As vitórias inclusive passaram a ser constantes e a apresentadora até então desconhecida logo ficou famosa em todo o Brasil.

Márcia Goldschmidt (Foto: Divulgação/SBT)

De semanal a atração passou a ser diária, depois deixou o horário nobre e foi exibida às 18 horas para evitar a concorrência da novela da TV Globo, mas logo voltou para as 22 horas.

Com pouco mais de um ano no ar, a atração foi cancelada pelo SBT para dar espaço ao Programa do Ratinho, que foi contratado na época. Mas Márcia Goldschmidt já tinha ganhado o coração do público. Depois de apresentar outros programas na mesma emissora, e se aventurar em alguns canais menores, ela chegou a Band. E de 2007 a 2010 fez sucesso nas tardes da emissora.

De família simples, trabalhou como babá aos nove anos, focou nos estudos e foi morar no exterior. Em Paris trabalhou com agenciamento de artistas brasileiros que iam se apresentar lá. Casou duas vezes, com o primeiro marido, um Barão, viveu na Suíça e tem um filho deste relacionamento, tudo isso antes da fama.

+ Há 55 anos, era lançada a primeira novela da TV responsável por unir casal da Globo e virar vida de telespectador de ponta cabeça

Já famosa, Márcia Goldschmidt conheceu o atual marido, o advogado português Nuno Rêgo. Desde 2011 vive na cidade do Porto, em Portugal, com o Nuno e as duas filhas gêmeas nascidas em 2012 quando ela tinha 50 anos.

Entre algumas curiosidades da carreira de Márcia Goldschmidt, estão as sondagens da TV Globo, quando ela apresentava o programa no SBT. Na emissora de Silvio Santos, antes da estreia foi chamada as pressas para animar a plateia do Programa Livre quando Serginho Groisman teve uma crise renal.

Márcia Goldschmidt escreveu três livros de auto-ajuda. Foi a primeira mulher a entrar na guerra da audiência dos programas de domingo na TV Brasileira, com o Jogo da Vida exibido pela Band de 2003 a 2005. Atração na qual foi abordada ao vivo por um homem armado. Conhecida nos bastidores como uma artista de personalidade forte, Márcia Goldschmidt é unanimidade quando o assunto é seu talento de comunicadora.

Assista abaixo um vídeo exclusivo que a Márcia gravou ao meu pedido, sobre a época de sucesso no SBT.

Semana que vem tem mais Fez História aqui no TV Foco.

Por Alex Sampaio / Siga nas redes sociais clicando aqui. 

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.
;