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Falência decretada e R$ 38 milhões em dívidas: Jornal da Globo crava adeus de uma das maiores rivais da Uber


Jornal da Globo crava falência de uma das maiores rivais da Uber (Reprodução/G1/Canva/Mercado de Consumo)

Jornal da Globo crava falência de uma das maiores rivais da Uber

Para a alegria da plataforma Uber, Jornal da Globo crava adeus de uma de suas maiores rivais e falência decretada com R$ 38 milhões em dívidas deixa milhões de usuários chocados com o encerramento de atividades.

Portanto, de acordo com o G1, a Grow, empresa de alugues de bicicletas e patinetes elétricos, teve sua falência decretada pela Justiça de São Paulo, na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, em novembro de 2023. A decisão foi feita pelo juíz João de Oliveira Rodrigues Filho.

Na época, a empresa afirmou que “por circunstâncias alheias à sua vontade” não poderia honrar com o cumprimento do plano de recuperação judicial e que não tinha expectativas de retomada de atividade, resultando na sentença de falência.

A empresa apresentou pedido de recuperação judicial em julho de 2020 e teve seu plano aprovado pouco mais de um ano depois, a dívida da empresa era de R$ 35 milhões e seria paga com um estoque de patinetes. Cerca de 5.000 veículos, avaliados em R$ 9 milhões, seriam destinados aos credores trabalhistas como garantia do pagamento da dívida.

Desse modo, o magistrado decretou que os credores terão reconstituídos seus direitos e garantias nas condições originalmente contratadas, deduzidos os valores pagos e ressalvados os atos praticados durante a recuperação judicial. A Grow precisará vender todos seus bens em até 180 dias.

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Segundo informações da Folha de S. Paulo, a situação financeira da empresa se agravou durante a pandemia de Covid-19. No início de 2020, por exemplo, a empresa deixou de operar em 14 cidades do país e meses depois suspendeu suas operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, únicas cidades que ainda contavam com o serviço. Outras empresas do setor já haviam saído do país, como a Lime.

Ainda nesse período, a empresa teve seu controle acionário vendido para o grupo Mountain Nazca, que também tem ações de empresas como Peixe Urbano e Groupon.

Um dos principais problemas do setor, segundo especialistas, é que as empresas têm custo elevado para manter a frota, o que gera um valor alto para cada viagem e diminui a lucratividade. Além disso, o uso desgasta os veículos em poucos meses.

Como a Grow foi fundada?

De acordo com o G1, A Grow nasceu da fusão das empresas de mobilidade compartilhada Grin e Yellow, famosas pelas bicicletas sem estação e pelos patinetes elétricos que tomaram conta de grandes avenidas pelo Brasil entre 2018 e 2019. À época, ficou marcada pela presença massiva na Avenida Brigadeiro Faria Lima, berço do mercado financeiro de São Paulo.

Grow tem falência decretada (Foto: Reprodução, Olhar Digital)
Grow tem falência decretada (Foto: Reprodução, Olhar Digital)
Bicicletas e patinetes da Grow (Foto: Reprodução / Marcio Bruno)
Bicicletas e patinetes da Grow (Foto: Reprodução / Marcio Bruno)
Uber conta com mais de 1 milhão de motoristas no Brasil (Reprodução/Foto: Uber/Divulgação)
Uber conta com mais de 1 milhão de motoristas no Brasil (Reprodução/Foto: Uber/Divulgação)

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Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.