Jornal da Globo crava falência de uma das maiores rivais da Uber
Para a alegria da plataforma Uber, Jornal da Globo crava adeus de uma de suas maiores rivais e falência decretada com R$ 38 milhões em dívidas deixa milhões de usuários chocados com o encerramento de atividades.
Portanto, de acordo com o G1, a Grow, empresa de alugues de bicicletas e patinetes elétricos, teve sua falência decretada pela Justiça de São Paulo, na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, em novembro de 2023. A decisão foi feita pelo juíz João de Oliveira Rodrigues Filho.
Na época, a empresa afirmou que “por circunstâncias alheias à sua vontade” não poderia honrar com o cumprimento do plano de recuperação judicial e que não tinha expectativas de retomada de atividade, resultando na sentença de falência.
A empresa apresentou pedido de recuperação judicial em julho de 2020 e teve seu plano aprovado pouco mais de um ano depois, a dívida da empresa era de R$ 35 milhões e seria paga com um estoque de patinetes. Cerca de 5.000 veículos, avaliados em R$ 9 milhões, seriam destinados aos credores trabalhistas como garantia do pagamento da dívida.
Desse modo, o magistrado decretou que os credores terão reconstituídos seus direitos e garantias nas condições originalmente contratadas, deduzidos os valores pagos e ressalvados os atos praticados durante a recuperação judicial. A Grow precisará vender todos seus bens em até 180 dias.
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Segundo informações da Folha de S. Paulo, a situação financeira da empresa se agravou durante a pandemia de Covid-19. No início de 2020, por exemplo, a empresa deixou de operar em 14 cidades do país e meses depois suspendeu suas operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, únicas cidades que ainda contavam com o serviço. Outras empresas do setor já haviam saído do país, como a Lime.
Ainda nesse período, a empresa teve seu controle acionário vendido para o grupo Mountain Nazca, que também tem ações de empresas como Peixe Urbano e Groupon.
Um dos principais problemas do setor, segundo especialistas, é que as empresas têm custo elevado para manter a frota, o que gera um valor alto para cada viagem e diminui a lucratividade. Além disso, o uso desgasta os veículos em poucos meses.
Como a Grow foi fundada?
De acordo com o G1, A Grow nasceu da fusão das empresas de mobilidade compartilhada Grin e Yellow, famosas pelas bicicletas sem estação e pelos patinetes elétricos que tomaram conta de grandes avenidas pelo Brasil entre 2018 e 2019. À época, ficou marcada pela presença massiva na Avenida Brigadeiro Faria Lima, berço do mercado financeiro de São Paulo.
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