EITA

Fim de uma era: Famosa loja de shopping tem falência decretada e fecha as portas após mais de 100 anos

26/05/2024 às 19h15

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Famosa loja de shopping tem falência decretada (Foto: Reprodução/ Internet)

Famosa loja de shopping tem falência decretada e fecha as portas de todas as suas unidades

Manter uma empresa funcionando, sem sombra de dúvidas, não é uma tarefa simples. Isso porque diversos fatores podem levar um empreendimento ao fim. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a falência de uma famosa rede de lojas de shopping, que precisou fechar as portas após mais de 100 anos de funcionamento. A seguir, confira mais detalhes.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Vale destacar que, o pedido de falência havia sido pedido pela própria rede de lojas, que já estava em processo de recuperação judicial. Conforme o exposto pelo portal ‘Metrópoles’, a empresa havia reconhecido que não conseguiria arcar com seus débitos. Assim, a justiça não teve outra opção, e decretou o encerramento da varejista em outubro de 2023.

O pedido de falência havia sido apresentado pela própria empresa, no âmbito de seu processo de recuperação judicial. Segundo as informações divulgadas pelo portal ‘Metrópoles’, a varejista havia reconhecido que não tinha condições de arcar com suas dívidas. Dessa forma, a justiça decretou o fim do negócio após mais de 100 anos.

Bom, você deve estar se perguntando que rede de lojas é essa, e para quem ainda não sabe, estamos falando sobre a Saraiva, que teve a falência decretada pela justiça, no dia 6 de outubro de 2023. As dívidas da varejista foram o que a fizeram sucumbir de vez, já que seus débitos chegavam a R$ 675 milhões e com mais de mil credores.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A rede foi à falência em outubro de 2023 (Reprodução: Internet)
A rede foi à falência em outubro de 2023 (Reprodução: Internet)

A falência

O juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho foi quem decretou a falência da Saraiva. Indicando o descumprido o plano de recuperação judicial e determinou a suspensão de ações e execuções contra a empresa, além da apresentação da relação de credores. Assim, a rede anunciou o fechamento de suas lojas físicas e a demissão de todos os seus funcionários.

Veja também

A falência da Saraiva representou o fechamento em massa de suas lojas físicas. Em 2018, quando tinha 85 lojas em 17 estados brasileiros, ela entrou com o pedido de recuperação judicial. Dessa forma, fundada em 13 de dezembro de 1914 por Joaquim Inácio da Fonseca, no centro paulista, teve a falência decretada em outubro de 2023.

A rede teve que sair de todos os shoppings que se encontrava (Reprodução: Internet)
A rede teve que sair de todos os shoppings que se encontrava (Reprodução: Internet)

O encerramento da Saraiva

A Saraiva, tinha muitas lojas espalhadas pelos shoppings em todo o país, e considerada uma gigante entre as lojas, e a maior livraria do Brasil. E quando entrou em recuperação judicial em 2018, iniciou também o processo de fechamento de suas lojas. Em 2018, que foi quando iniciou o processo, a Saraiva fechou 22 lojas.

Já em julho de 2022, a Saraiva fechou mais sete lojas: Shopping Osasco (SP), Shopping Vila Velha (ES), Shopping Belém (PA), Shopping ABC Plaza (SP), Shopping Norte (RJ), Shopping Juiz de Fora (MG) e Shopping Passeio das Águas (GO). Posteriormente ela fechou o que restava e assim teve a falência decretada.

Saraiva tinha mais de 100 anos de história (Reprodução: Saraiva/Divulgação)
Saraiva tinha mais de 100 anos de história (Reprodução: Saraiva/Divulgação)

Qual a diferença entre recuperação judicial e falência?

Ambos visam a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.