Notícias do Mundo

Maioria dos brasileiros apontam Lula como culpado e acham um erro a anulação das condenações

Datafolha fez uma pesquisa sobre a anulação das denúncia contra Lula (Foto: Reprodução)
Datafolha fez uma pesquisa sobre a anulação das denúncias contra Lula (Foto: Reprodução)

Edson Fachin foi o responsável por anular as acusações contra Lula

A política brasileira teve uma reviravolta com a anulação das acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por parte de Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, ele alegou que a Justiça Federal do Paraná não tinha competência para julgar os processos contra o político.

Já que os crimes não estão relacionados com os desvios de dinheiro público na Petrobras. Além do tríplex, a decisão se refere ao processo do sítio de Atibaia e a duas ações sobre o Instituto Lula. Com a anulação das condenações, o ex-presidente poderá se candidatar nas eleições de 2022.

Porém, uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta segunda-feira, 22 de março, indica que a maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente seja culpado dos crimes pelos quais foi acusado no processo. Eles ainda apontam que Edson Fachin agiu mal ao anular as condenações de Lula.

O levantamento apontou que 57% dos entrevistados acharam justa a condenação dada pelo então juiz Sergio Moro, enquanto 38% consideram o julgamento injusto e 5% não souberam opinar. O resultado, vale ressaltar, não variou muito em relação à pesquisa realizada em abril de 2018.

Na ocasião, 54% viram justiça na sentença de Sergio Moro, 40% acharam injustiça, e 6% disseram não saber. Sobre a decisão de Edson Fachin de anular as condenações de Lula, 51% acham que o ministro agiu mal, e 42% acreditam que a decisão foi acertada e 6% não souberam responder.

O Ministro do STF Edson Fachin (Foto: Divulgação)
O Ministro do STF Edson Fachin (Foto: Divulgação)

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Kelves Araújo

Kelves Araújo, cearense, é redator do TV Foco desde 2019, responsável por cobrir o mundo das celebridades internacionais no site.